Projeto “Empoderando Refugiadas” promove oportunidades educacionais entre refugiadas no Brasil

Terceiro encontro em 2017 desta iniciativa do Pacto Global reuniu 20 mulheres em busca de qualificação para ingressar no mercado de trabalho brasileiro.

São Paulo, 15 de maio de 2017 (ACNUR) – Ter uma educação mais qualificada faz a diferença na hora de conseguir trabalho no disputado mercado brasileiro. E para um grupo de mulheres refugiadas que vive em São Paulo, não falta esforço e dedicação para melhorar seu currículo.

Na semana passada, em São Paulo, refugiadas da Síria, República Democrática do Congo, Colômbia, Nigéria e Moçambique se encontraram em mais uma rodada do projeto “Empoderando Refugiadas” para conhecer oportunidades e estratégias de capacitação em universidades e outras instituições – e com isso aumentar suas chances de obter um bom emprego.

Este encontro propiciou às refugiadas estar em contato com a Universidade de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Católica de Santos (UniSantos), que oferecem mecanismos de acesso diferenciado em seus cursos de graduação. Elas também se informaram sobre os cursos técnicos oferecidos para refugiados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As refugiadas também tiveram sessões de mentoria de recursos humanos, vivência em atenção plena e uma oficina de maquiagem.

O projeto “Empoderando Refugiadas” tem contribuído para informar as refugiadas que vivem em São Paulo sobre as possibilidades existentes no estado para se capacitar e se qualificar em busca de novas conquistas para quem foi forçada a deixar seu país de origem.

"Estou no Brasil há dois anos e quero entrar na universidade para ter um emprego que me faça sentir orgulhosa. Estou descobrindo coisas que não sabia para abrir caminhos que possam me levar mais longe", disse Maria, de 18 anos, solicitante de refúgio da República Democrática do Congo, que já participou de outros encontros do “Empoderando Refugiadas neste ano. Assim como nos demais encontros, ela estava acompanhada da irmã e da mãe.