EVENTO ANTERIORES:

Título: Live de Lançamento do livro “Migrações Internacionais: Experiências e Desafios para a Proteção e Promoção de Direitos Humanos no Brasil”
Data e horário: 28 de julho, às 19h
Descrição: O Migraidh convida para a Live de Lançamento do livro “Migrações Internacionais: Experiências e Desafios para a Proteção e Promoção de Direitos Humanos no Brasil”, publicado pela Editora da UFSM, com a participação das autoras e autores.
A obra, organizada pela professora Giuliana Redin, reúne 11 capítulos, escritos por autoras e autores de diversas áreas do conhecimento, que trazem as experiências do Migraidh e contribuições científicas no campo das migrações internacionais.
O diálogo crítico apresentado no livro, que tem como centro o debate sobre os processos estruturais de exclusão na dinâmica do Estado e da sociedade, busca fortalecer os direitos humanos e as políticas públicas para migrantes e refugiados, e, nessa esteira, a própria democracia. O livro está disponível em e-book para download gratuito.
Local: Canal do Migraidh no Youtube


Título: SEXTA BÁSICA:  O Direito ao Abrigo em um mundo sem Refúgio
Data e horário: 24 de julho, às 17h
Descrição: Atividade do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança-PPGJS  O Sexta Básica de 24/7 recebe a antropóloga Mirian Alves que falará sobre as experiências, no Brasil, de pessoas que deixaram para trás ofícios e profissões, casas e eventuais direitos, em decorrência de perseguições políticas e guerras.  Um duro cotidiano agravado pela Pandemia mundial e ascenso do fascismo.
Local: Transmissão pelos canais do InEAC no YouTube, Facebook e Instagram.


Título: Migrações, Refúgio e LGBTI+
Data e horário: 20 de junho às 16h
Descrição: No Dia Mundial do Refugiado e no Mês do Orgulho LGBTI+ lembramos que imigrantes e refugiades são diversos! São lésbicas, gays, bissexuais, travestis, homens e mulheres transexuais, pessoas intersexo, que quando se movimentam levam consigo seus pertencimentos de gênero e de sexualidade. Neste mês, lembramos a luta de imigrantes e refugiades, de LGBTI+, por uma vida digna e sem violência. Lembramos também que há muito ainda por ser feito na luta pelos direitos de imigrantes, refugiades e LGBTI+. A aula aberta ocorrerá AO VIVO no próximo sábado, 20 de junho, a partir das 16h, pela página do Pagu no Facebook e pelo canal do Numas no Youtube. Perguntas da plateia online serão encaminhadas às convidadas. Depois, tudo fica disponível também nas redes sociais do Pagu e do Numas, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente.
Local: Facebook do Pagu e YouTube Numas Extensão.


Título: O que os alunos refugiados da Unicamp tem para contar?
Data e horário: De 19 de junho (Contínuo)
Descrição: Compartilhamento de vídeos dos alunos refugiados da Unicamp, contando sobre suas trajetórias, nacionalidades, vivências na universidade e planos futuros. Todos os vídeos estão sendo compartilhados nas redes sociais da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado.
Local: Facebook e Instagram da CSVM-Unicamp


Título: Seminário: Pessoas refugiadas e a pandemia da Covid-19
Data e horário: 18 de junho
Descrição: Em continuidade às ações internas de divulgação da Cátedra Sergio Vieira de Mello da Universidade Católica de Santos, o seminário tratou dos seguintes assuntos: Pessoas refugiadas e a pandemia da Covid-19 – Impactos, desafios e bons exemplos de proteção; Fechamento de fronteiras e a proteção de pessoas refugiadas na pandemia da Covid-19; Pandemia da Covid-19 e saúde de pessoas refugiadas, com a Profª. Drª. Silvia Viodres Inoue (docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
Local: YouTube


Título:Migrações Internacionais e Refúgio durante a pandemia da Covid-19
Data e horário: 02 de junho, às 14h
Descrição: Live promovida pela Universidade Federal do ABC (UFABC), tendo como convidados a Profa. Dra. Julia Bertino (UFABC) e o Assistente Sênior de Elegibilidade do ACNUR, William Rosa. O contexto das migrações forçadas em tempos de pandemia será o foco do diálogo, tendo como temas complementares o direito internacional, as migrações forçadas e a análise da atual conjuntura do refúgio no Brasil.
Link de acesso: Facebook do Bacharelado em Relações Internacionais – UFABC