A Turquia continua hospedando a maior população de refugiados do mundo, com 3,4 milhões de refugiados e solicitantes de refúgio, cuja grande maioria (3,15 milhões) é originária da Síria. Apesar da diminuição de chegadas, os refugiados e os imigrantes continuam correndo riscos graves durante o deslocamento rumo à Europa e dentro do continente.

Para enfrentar esses desafios, o ACNUR continuará, em 2018, a fortalecer a sua cooperação com governos, instituições da União Europeia, organizações e agências regionais, bem como com a sociedade civil e as comunidades afetadas. Apoiar os governos na manutenção de regimes de proteção que sejam compatíveis com as normas internacionais ao defender os direitos dos solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas será uma das prioridades.

O ACNUR também continuará a fornecer apoio aos estados europeus na recepção dessas populações, identificação de pessoas com necessidades específicas, prevenção e resposta à violência sexual e de gênero (VSG) e prestação de apoio técnico aos sistemas nacionais de proteção à criança.