Rohingya

Refugiados rohingya são forçados a escapar da violência em Mianmar a um ritmo impressionante desde 2017 – e os números continuam crescendo.

No auge da crise, milhares de pessoas cruzavam diariamente para Bangladesh. A maioria caminhou durante dias por selvas e montanhas, ou se arriscam em viagens marítimas perigosas no Golfo de Bengala. Chegam exaustos, famintos, doentes e necessitados de proteção internacional e assistência humanitária.

Doe agora

Cerca 957.971 refugiados Rohingya vivem em Bangladesh

Última atualização em 28 de fevereiro de 2023 – Visite o portal de dados para obter mais estatísticas

ACNUR/Andrew McConnell

Mais de um milhão de refugiados Rohingya fugiram da violência em Mianmar em ondas sucessivas de deslocamento desde o início dos anos 1990.

Os Rohingya são uma minoria muçulmana apátrida de Mianmar. Em 25 de agosto de 2017, quando a violência eclodiu no estado de Rakhine, em Mianmar, a crise humanitária tomou grandes proporções, levando mais de 742.000 pessoas a buscar refúgio em Bangladesh. A maioria chegou nos primeiros três meses da crise. A grande maioria que chegou a Bangladesh são mulheres e crianças, muitos têm menos de 12 anos. Muitos outros são idosos que precisam de ajuda e proteção adicional. Eles não têm nada e precisam de tudo.

Mais da metade dos novos recém-chegados buscaram abrigo nos arredores e nos campos de refugiados de Kutupalong e Nayapara e em locais improvisados que existiam antes do fluxo. Alguns se juntaram a parentes que já estavam em Bangladesh, enquanto outros são atraídos pela assistência e serviços, fazendo com que as instalações existentes fiquem sobrecarregadas.

“Eles queimaram nossa casa e nos expulsaram com disparos. Caminhamos pela selva durante três dias”.

Mohammed, que foi forçado a fugir para Bangladesh com sua família de sete membros, incluindo um bebê nascido durante a jornada

Novos assentamentos espontâneos surgiram durante a noite, levantando preocupações sobre a falta de abrigo, água e saneamento adequados, acesso a serviços básicos e considerações gerais de proteção, como segurança para mulheres e meninas. O assentamento de refugiados de Kutupalong cresceu e se tornou o maior de seu tipo no mundo, com mais de 600.000 pessoas vivendo em uma área de apenas 13 quilômetros quadrados, levando a infraestrutura e os serviços ao seu limite.

O governo de Bangladesh respondeu generosamente durante a última crise. Aldeias locais de Bangladesh também receberam os recém-chegados. Eles não mediram esforços para ajudar, esgotando seus recursos já limitados.

A resposta humanitária em Bangladesh continua focada em atender às enormes necessidades humanitárias e em mitigar o impacto das chuvas sazonais das monções. No entanto, apoio internacional adicional é urgentemente necessário para intensificar a assistência puramente humanitária e diária para enfrentar os desafios de médio prazo, incluindo resiliência, educação, registro e programas para proteger os refugiados mais vulneráveis ​​- incluindo crianças, mulheres e pessoas com necessidades específicas.

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

Junto com nossos parceiros, estamos trabalhando para apoiar o governo de Bangladesh para responder às enormes necessidades humanitárias.

Nos primeiros dias, semanas e meses da crise, o ACNUR transportou por via aérea mais de 1.500 toneladas de ajuda emergencial para salvar vidas em Bangladesh – incluindo cobertores, lençóis de plástico, colchonetes, tendas familiares, rolos de plástico, utensílios de cozinha, galões e baldes .

Juntamente com nossos parceiros, também estamos ajudando o governo a desenvolver novos locais que possam acomodar refugiados com segurança. Isso inclui financiar uma estrada para facilitar a construção e o acesso de refugiados, apoiar o planejamento do local, construir latrinas e poços, melhorar as instalações de água e saneamento e distribuir materiais de abrigo.

Num esforço para melhorar o saneamento e o acesso à água potável, construímos milhares de latrinas e pontos de abastecimento de água para os refugiados, mitigando assim os riscos de problemas de saúde, como diarreia aquosa aguda.

O ACNUR está trabalhando para integrar a proteção aos refugiados em todos os assentamentos de refugiados. Com seus parceiros, está desenvolvendo um sistema de encaminhamento e espaços seguros para sobreviventes de violência de gênero. Também estamos intensificando os esforços para identificar e encaminhar crianças em risco para o suporte adequado.