Mudanças climáticas e deslocamento

A crise climática está ampliando o deslocamento e tornando a vida mais difícil para aqueles que já foram forçados a se deslocar.

A mudança climática e o deslocamento estão cada vez mais interligados. À medida que eventos climáticos extremos e condições ambientais pioram com o aquecimento global, eles contribuem para múltiplas e sobrepostas crises, ameaçando os direitos humanos, aumentando a pobreza e a perda de meios de subsistência, tensionando as relações pacíficas entre comunidades e, em última análise, criando condições para mais deslocamentos forçados.

A maioria das pessoas deslocadas à força por perseguição, conflito e violência hoje vive em países altamente vulneráveis e mal preparados para se adaptarem às mudanças climáticas.

As populações deslocadas frequentemente não têm outra opção senão viver em locais remotos, em campos superlotados ou em assentamentos informais, com acesso limitado a serviços básicos ou infraestrutura e onde estão altamente expostas e vulneráveis a riscos climáticos como inundações, secas, tempestades e ondas de calor. Além disso, a crise climática está perturbando meios de subsistência e tornando mais difícil para as pessoas deslocadas se tornarem autossuficientes. Os impactos climáticos também podem acirrar tensões e conflitos sobre recursos vitais como água, combustível e terras aráveis, ameaçando a coexistência pacífica entre populações deslocadas e comunidades anfitriãs.

A maioria das pessoas refugiadas e deslocadas internamente também vem de países altamente vulneráveis ao clima, onde choques climáticos e condições climáticas cada vez piores acrescentam-se aos desafios que tornam difícil alcançar uma paz sustentada e um retorno seguro.

Sem ajuda para se preparar, resistir e se recuperar de choques e estresses relacionados ao clima, eles também enfrentam riscos aumentados de serem deslocados novamente. Abordar a mudança climática como uma causa fundamental do deslocamento é crucial para quebrar esse ciclo e encontrar soluções duradouras.

Resposta do ACNUR à crise climática

Baseando-se no Quadro Estratégico do ACNUR para a Ação Climática, nosso Plano Estratégico para Ação Climática 2024-2030 detalha um roteiro global para ação prioritária em apoio aos governos e em colaboração com uma ampla gama de parceiros para realizar este objetivo ambicioso:

Até 2030, um número crescente de pessoas deslocadas à força e apátridas, fugindo de crises causadas pelo clima e/ou vivendo em países vulneráveis ao clima, encontram soluções, são protegidas e resilientes aos impactos das mudanças climáticas, e têm meios para viver vidas autossuficientes.

Não podemos alcançar essa visão sozinhos. Em apoio aos governos anfitriões, trabalharemos com outras organizações humanitárias e de desenvolvimento, bem como com o setor privado, para alcançar quatro objetivos-chave até 2030:

1. As pessoas que fogem de perseguição, violência e violações de direitos humanos ocorridas em relação aos efeitos adversos das mudanças climáticas e desastres e que necessitam de proteção internacional são protegidas de forma eficaz.

  • O ACNUR está trabalhando para aumentar a compreensão dos direitos de proteção internacional que surgem para pessoas deslocadas no contexto das mudanças climáticas e desastres, e para aumentar a capacidade técnica das instituições estatais e outros parceiros para responder aos pedidos de asilo de pessoas deslocadas nesses contextos.
  • O ACNUR está auxiliando os Estados a proteger e apoiar seus cidadãos em situações de deslocamento interno e apoiando o desenvolvimento de leis e políticas relevantes para o deslocamento interno no contexto das mudanças climáticas.

2. Pessoas deslocadas à força e apátridas e seus anfitriões podem acessar serviços que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e um ambiente limpo e saudável.

  • O ACNUR está envolvendo as comunidades deslocadas na preservação e reabilitação do meio ambiente, transição para energia renovável e aumento do acesso das pessoas deslocadas a serviços de água e saneamento inteligentes para o clima.

3. Pessoas forçadas a se deslocar, apátridas e seus anfitriões podem se preparar, resistir, se recuperar e ser protegidos dos impactos das mudanças climáticas.

  • O ACNUR está trabalhando com autoridades e atores locais para fortalecer os serviços de proteção social para pessoas deslocadas afetadas por choques climáticos e desastres. Também fornecemos abrigo sustentável e resiliente ao clima para proteger as pessoas deslocadas de chuvas fortes e inundações, além de assistência financeira.
  • O ACNUR está trabalhando com outros para fortalecer meios de subsistência resilientes ao clima, sistemas de alerta precoce e medidas de preparação, e programas de proteção social em ambientes de deslocamento.

4. O ACNUR minimiza seus próprios impactos negativos no meio ambiente.

  • O ACNUR está minimizando seus próprios impactos negativos no meio ambiente, reduzindo emissões de gases de efeito estufa, fazendo a transição para fontes de energia renovável e melhorando a sustentabilidade da cadeia de fornecimento.

 

Saiba mais sobre o trabalho do ACNUR em relação às mudanças climáticas: