ACNUR > Quem Ajudamos > Soluções duradouras

Soluções duradouras

© ACNUR/ A. Gesulfo

Objetivo Final

Enquanto que o principal propósito do ACNUR é assegurar os direitos e bem estar de refugiados, nosso objetivo final é buscar soluções duradouras que os permitam reconstruir suas vidas com paz e dignidade. Neste sentido, o ACNUR pode ajudar oferecendo três soluções para os refugiados: repatriação voluntária, integração local e reassentamento em um terceiro país, em situações nas quais seja impossível para um refugiado voltar ao seu país de origem ou permanecer no país de refúgio.

Todos os anos, ao redor do mundo, o ACNUR  ajuda refugiados a alcançar uma destas soluções. Contudo, para milhões de refugiados e um número ainda maior de pessoas deslocadas em seu próprio país, estas soluções não são uma realidade tangível. O ACNUR tem procurado dar visibilidade a estas situações de refúgio prolongado numa tentativa de buscar soluções adequadas.  Em muitos casos, a ausência de soluções de longo prazo agrava problemas relacionados à proteção.

Repatriação Voluntária

O ACNUR trabalha com os países de origem e países de refúgio para ajudar os refugiados a voltar para casa.

Integração Local

A integração de refugiados nas comunidades que os recebem permite que eles vivam em paz e com dignidade.

Reassentamento

Uma alternativa para aqueles que não podem voltar ao seu país de origem, possibilitada pela UNHCR e governos de outros países.

Título