ACNUR > Informação geral > O Alto Comissário > Diálogo do Alto Comissário sobre Desafios da Proteção, 2008

Diálogo do Alto Comissário sobre Desafios da Proteção, 2008

Refugiados afegãos fazem fila para buscar água no campo em New Shamshatoo, Paquistão. ©UNHCR/C.Shirley

Diálogo do Alto Comissário sobre Desafios da Proteção, 2008

Em 2007, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, estabeleceu um processo para facilitar consultas informais sobre questões globais de proteção de interesse do ACNUR, dos países e outros interessados. O primeiro encontro do "Diálogo com o Alto Comissário sobre Desafios da Proteção" aconteceu em Genebra, em dezembro de 2007, e discutiu a relação entre asilo, proteção de refugiados e migração internacional. A segunda reunião terá lugar nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2008, no Palais des Nations, em Genebra.

O encontro deste ano será focado nas situações prolongadas de refúgio, nos desafios e oportunidades para refugiados e outros beneficiários em  campos e nos contextos rural e urbano. Espera-se que o Diálogo possa aprofundar o debate sobre como a agência da ONU para refugiados tem trabalhado com situações prolongadas de refúgio no marco da chamada "Iniciativa Especial para Situações Prolongadas de Refúgio". Em particular, o encontro analisará criticamente os instrumentos afetam e contribuem com a resolução destas situações. Um documento de conclusão esboçando o conceito e os pontos-chave da discussão será disponibilizado.

Dois eventos paralelos também foram organizados. O primeiro disponibilizará a atualização feita pelo ACNUR dos resultados alcançados após o Diálogo, em dezembro de 2007. O segundo evento promoverá uma discussão preliminar sobre os desafios de refugiados e solicitantes de asilo em ambientes urbanos, uma questão que será objeto de análise mais aprofundada em 2009.

A participação no Diálogo é restrita a convidados - países membros do Comitê Executivo do ACNUR e observadores do Comitê Permanente; países com especial interesse em situações prolongadas de refúgio; organizações não-governamentais e inter-governamentais e especialistas. Conforme adotado em 2007, as discussões não serão estruturadas para se chegar a resultados formais ou previamente acordados. O objetivo é um formato aberto e livre para a troca de opiniões entre todos os interessados. Ao final, o Alto Comissário apresentará um resumo das discussões e irá destacar elementos para serem acompanhados.

Exílio duradouro, por António Guterres

Leia a íntegra do artigo preparado pelo Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres

Discurso de abertura da 59ª Sessão do EXCOM

Leia aqui o discurso de abertura do Alto Comissário António Guterres dirigido ao Comitê Executivo do ACNUR, por ocasião da 59ª Sessão do EXCOM

Alto Comissário

António Guterres iniciou suas funções como Alto Comissário da ONU para Refugiados dia 15 de junho de 2005

Título