ACNUR > Informação geral > Prêmio Nansen

Prêmio Nansen

© ACNUR

Conhecido anteriormente por Medalha Nansen, o Prêmio recebeu esse nome em homenagem a Fridtjof  Nansen, explorador polar norueguês, que foi o primeiro Alto Comissário para os Refugiados da antiga Sociedade das Nações e que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1922. 

Instituído em 1954, o Prêmio Nansen é concedido anualmente a um indivíduo ou uma organização em decorrência do reconhecimento pelos serviços dedicados aos refugiados. É o prêmio mais importante concedido pelo ACNUR. O Prêmio consiste de medalha comemorativa e de 100 mil dólares doados pelos governos da Noruega e Suíça. O objetivo do Prêmio Nansen é chamar atenção para o sofrimento dos refugiados e incentivar a assistência e cooperação internacional nesta área.

Qualquer pessoa poderá sugerir alguém ou alguma organização para concorrer ao Prêmio Nansen. A escolha, no entanto, é feita por um comitê especial que selecionará o vencedor. Foram escolhidos representantes das mais diversas áreas. Independente do credo, cor da pele, idade ou profissão, o vencedor dedica  tempo e esforço extraordinários em favor dos que estão deslocados à força por todo o mundo. Desde que Eleanor Roosevelt tornou-se a primeira vencedora em 1954, mais de 60 pessoas, grupos ou organizações têm recebido o Prêmio Nansen.

Últimas Notícias do ACNUR RSS Feed Últimas Notícias do ACNUR

Prêmio Nansen

O Prêmio Nansen é concedido anualmente a um indivíduo ou uma organização em decorrência do reconhecimento pelos serviços dedicados aos refugiados. 

Aqeela Asifi: Ganhadora 2015

A professora afegã refugiada Aquela Asifi é a ganhadora do Prêmio Nansen de Refugiados 2015 do ACNUR, reconhecida por seus incansáveis esforços para prover educação para centenas de meninas refugiadas. Asifi é um verdadeiro símbolo de triunfo sobre a adversidade. Com sua paciência e determinação, ela tem mudado a vida de centenas de jovens refugiadas, oferecendo-as um caminho para fora da miséria e a chance de construírem um futuro para si mesmas.

Fridtjof Nansen

Conheça mais sobre o primeiro Alto Comissário para os Refugiados designado pela Sociedade das Nações em 1921.

 

Sobre o Prêmio Nansen

Poucos reconhecimentos de honra humanitária possuem o rico legado do Prêmio Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o ACNUR. 

Título