Notícias

Cartagena+30: ACNUR lança Concurso para Jornalistas

Cartagena+30: ACNUR lança Concurso para Jornalistas

BRASÍLIA, 19 de março de 2014 (ACNUR) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) convida para participar do concurso jornalístico lançado por ocasião das celebrações do 30º aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados.

Este processo de comemoração e consultas, denominado Cartagena+30 e por meio do qual se espera que seja desenvolvido um plano de ação regional para a proteção para pessoas vítimas do deslocamento forçado, foi lançado oficialmente em Genebra, em fevereiro deste ano, com a participação de embaixadores de países da América Latina e Caribe.

A Declaração é um instrumento regional adotado em 1984, na cidade de Cartagena das Índias (Colômbia), por um grupo de especialistas governamentais e juristas de Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela. O documento centrava-se nos problemas legais e humanitários que afetavam os refugiados da América Central àquela época.

A Declaração ampliou a definição de refugiado contida na Convenção de 1951 das Nações Unidas sobre o Estatuto do Refugiado, incluindo as pessoas que foram forçadas a fugir do seu país (…)porque sua vida, segurança e liberdade estavam ameaçadas pela violência generalizada, a agressão estrangeira, conflitos internos, a violação maciça de direitos humanos e outras circunstâncias que tenham perturbado gravemente a ordem pública.

O processo Cartagena+30 terá os seguintes eventos na América Latina e Caribe, durante 2014:

·         4 consultas sub-regionais:

–  MERCOSUL: Buenos Aires, 18 e 19 de março;

–  Região Andina: Equador, final de maio (data a confirmar);

–  América Central: Manágua, 09 e 10 de julho;

–  Caribe: Puerto España (Trinidad e Tobago), 23 e 24 de julho (data a confirmar);

·         Evento final ministerial:

–  Brasília: 1º e 02 de dezembro;

Para mais informações sobre Cartagena+30, visite as seguintes páginas do ACNUR:

–  www.acnur.org/cartagena30/pt-br/

–  www.acnur.org/t3/que-hace/proteccion/declaracion-de-cartagena-sobre-los-refugiados/

Objetivos do concurso

·         Gerar ampla e adequada cobertura jornalística destes temas e do processo Cartagena +30

·         Promover, na América Latina e no Caribe, a difusão dos temas mais atuais sobre refugiados, deslocados internos e pessoas apátridas na região.

·         Sensibilizar a opinião pública sobre a situação dos refugiados, pessoas deslocadas e apátridas.

·         Homenagear os jornalistas que cobrem os temas de direitos humanos e de deslocamentos forçados.

Regras e condições

1.       Podem participar deste concurso:

·         Jornalistas em atividade da mídia impressa diária, revistas semanais, quinzenais (ou de qualquer outra periodicidade), sites de notícias, emissoras de rádio, agências de notícias nacionais e regionais e emissoras de TV e outros meios de difusão pública, operando em um país da América Latina ou Caribe.

·         Jornalistas freelancer que colaboram com veículos de comunicação locais, nacionais ou regionais em qualquer país da América Latina ou Caribe.

2.       Em ambos os casos, os participantes deverão apresentar um certificado escrito pelo veículo de comunicação comprovando seu vínculo empregatício e/ou editorial. Enviar a documentação para o e-mail [email protected] antes do dia 20 de junho de 2014. Os participantes devem apresentar um mínimo de quatro (4) produções audiovisuais (TV ou Rádio) sobre a temática referida de pelo menos 2 minutos cada uma (em espanhol, inglês, francês ou português), ou um mínimo de quatro (4) reportagens publicadas de pelo menos 800 palavras cada (em espanhol, inglês, francês ou português), também sobre a temática do concurso.

3.       Os produtos audiovisuais e/ou artigos escritos apresentados devem ser publicados no meio de comunicação que credita a condição de periodista do/a participante, ou em outro meio de comunicação reconhecido, impresso ou digital, antes do dia 14 de novembro de 2014.

4.       Os produtos audiovisuais e/ou artigos publicados devem abordar um dos seguintes temas, sempre em relação à América Latina e ao Caribe:

·         Integração e reassentamento de refugiados;

·         Fluxos migratórios mistos: vítimas de tráfico de pessoas e crianças desacompanhadas;

·         Prevenção e proteção de pessoas apátridas;

·         Novas formas de violência, sobretudo da América Central;

·         Soluções sustentáveis e melhoria da qualidade de vida para refugiados e deslocados internos;

5.       Critérios de avaliação que os jurados levarão em conta:

a.       Adequação do material à temática proposta;

b.      Conhecimento de fontes;

c.       Manejo de dados e estatísticas;

d.      Apresentação do material;

6.       O júri será composto por representantes de escritórios do ACNUR em diferentes países da região e também funcionários responsáveis pela área de comunicação e informação pública do ACNUR.

7.       O concurso será aberto dia 18 de março de 2014, durante a primeira reunião sub-regional do processo Cartagena+30 que ocorrerá em Buenos Aires, e o prazo de apresentação das reportagens/produções será encerrado em 14 de novembro de 2014, às 18hs (horário da a Colômbia).

8.       Ao longo do ano, os participantes deverão enviar suas reportagens ou produtos audiovisuais ao seguinte e-mail: colbopi[arroba]unhcr.org

9.       O ganhador será anunciado dia 21 de novembro no site www.acnur.org/cartagena30.

10.       Prêmio: o ganhador do concurso será convidado a acompanhar o evento final ministerial em Brasília, nos dias 01º e 02 de dezembro de 2014, com despesas de alojamento e alimentação cobertos pela organização do concurso. O ganhador também ganhará uma estátua alusiva ao processoCartagena+30, um certificado e terá suas reportagens publicadas nas “Memórias Cartagena+30” ou no site www.acnur.org/cartagena30 (para o caso do material audiovisual).

Para maiores informações, entrar em contato com [email protected]