Equipe Olímpica de Atletas Refugiados nos Jogos Rio 2016

Na próxima sexta-feira, dia 05 de agosto, a Equipe Olímpica de Atletas Refugiados participará da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

RIO DE JANEIRO, 03 de agosto de 2016 (ACNUR) – Na próxima sexta-feira, dia 05 de agosto, a Equipe Olímpica de Atletas Refugiados participará da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e embarcará em uma viagem inspiradora como a primeira equipe de refugiados na história dos Jogos Olímpicos modernos.

Para os jornalistas interessados ??em cobrir essa história, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), está oferecendo os seguintes materiais de mídia:

1.      Uma página de recursos para profissionais de mídia que contêm informações e dados sobre os atletas refugiados, assim como fotos e vídeos, contatos de mídia, links de redes sociais e para a campanha #ComOsRefugiados do ACNUR www.unhcr.org/578e2b9c4

2.      Fotos e materiais de vídeo dos atletas no Rio. Para ter acesso a estes materiais, por favor se inscreva no media.unhcr.org. Uma vez registrado, todos os textos, vídeos e fotos podem ser baixados aqui: https://media.unhcr.org/olympics

Siga a Equipe Olímpica de Atletas Refugiados nas redes sociais

As várias contas em redes sociais #ComOsRefugiados, administradas em colaboração com parceiros, irão compartilhar vídeos exclusivos e fotos sobre a jornada e atividades dos atletas refugiados durante os Jogos Olímpicos, bem como mensagens de apoio e a reação das comunidades de refugiados em todo o mundo. Os seguidores são encorajados a mostrar seu apoio para a equipe de várias maneiras, inclusive através da assinatura da petição #ComOsRefugiados: www.comosrefugiados.org.

www.facebook.com/teamrefugees

https://twitter.com/TeamRefugees

https://www.instagram.com/teamrefugees

Snapchat: @teamrefugees

Esporte e refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) reconheceu há muito tempo o impacto positivo do esporte para a integração e proteção de refugiados em um novo país. Desde 1994, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem trabalhado com o ACNUR em campos de refugiados e em áreas de reassentamento em todo o mundo. Os projetos incluem a oferta de atividades esportivas para crianças refugiadas que foram forçadas a deixar seus países devido a guerras e conflitos. Para trazer os Jogos Olímpicos para perto dos refugiados que vivem em campos de refugiados ao redor do mundo, o ACNUR organizou os "Jogos" Refugiados em 15 locais diferentes, ao mesmo tempo que os Jogos Rio 2016. Em 15 diferentes países – do Equador à Jordânia e até o Nepal – os refugiados vão competir em vários esportes; atletismo, futebo, boxe e taekwondo.

Para mais informações sobre este material, entre em contato com:

Em Genebra, Nora Sturm: +41 79 200 76 18, [email protected]

No Rio, Luiz Godinho: +55 61 9 8187 0978, [email protected]

No Rio, Miguel Pachioni: +55 61 9 8117 5641, [email protected]