UNHCR logo
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
UNHCR logo
  • Busca
  • ACNUR Brasil
  • Menu

Selecione um idioma para o nosso site global:

English Français Español عربي
Selecione um site nacional:
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
  • Seja um fornecedor do ACNUR

Compartilhar

  • Sobre o ACNUR
    • ACNUR no Brasil
    • Dados sobre Refúgio
    • Doadores do ACNUR Brasil
    • Apoiadores do ACNUR
    • Convenção de 1951
    • Histórico
    • Mandato do ACNUR
  • Quem ajudamos
    • Refugiados
    • Solicitantes de Refúgio
    • Deslocados Internos
    • Apátridas
    • Retornados
  • Emergências
    • Afeganistão
    • América Central
    • Burundi
    • COVID-19
    • Etiópia
    • Iêmen
    • Iraque
    • Nigéria
    • República Centro-Africana
    • República Democrática do Congo (RDC)
    • Rohingya
    • Sahel
    • Síria
    • Sudão do Sul
    • Ucrânia
    • Venezuela
  • O Que fazemos
    • Campanhas e Advocacy
    • Cátedra Sérgio Vieira de Mello
    • Empoderando Refugiadas
    • Esportes
    • Políticas Públicas
    • Pacto Global sobre Refugiados
    • Soluções Duradouras
    • Temas Específicos
  • Notícias e Publicações
    • Notícias
    • Imprensa
    • Publicações, documentos e relatórios
    • Podcast Refúgio em Pauta
  • Como Ajudar
    • Ajude os Refugiados
    • Assine nosso boletim
    • Baixe o e-book Prato do Mundo
    • Trabalhe no ACNUR
    • Seja um parceiro do ACNUR
    • Presente Consciente
Pesquisar ACNUR
Fechar Busca
 
  • Home

Nadadora síria Yusra Mardini foi a primeira atleta refugiada a competir pelos Jogos Rio2016

Um dia após ter sido apresentada ao público que lotou o estádio do Maracanã, palco da abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016, a nadadora síria Yusra Mardini já estava nas águas para competir.

6 Aug 2016

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2016 (ACNUR) – Um dia após ter sido apresentada ao público que lotou o estádio do Maracanã, palco da abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016, a nadadora síria Yusra Mardini já estava nas águas para competir. Sob calorosos aplausos da torcida de diferentes países, Yusra teve a seu favor o incentivo do Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, e também de parte dos atletas refugiados: estiveram presentes os corredores do Sudão do Sul e seu conterrâneo e também nadador Rami Anis. Todos a apoiaram do início ao fim da prova, com uma chegada entusiasmante.

Yusra nadou 100 metros borboleta e venceu sua bateria, com o tempo de 1:08:51. Toda a imprensa que esteve no parque aquático também destinou grande atenção à nadadora. Entretanto, o tempo alcançado não foi o suficiente para a qualificar para a semifinal. Ainda, assim, Yusra se mostrou satisfeita pelo resultado alcançado.

“É um sentimento incrível estar ao lado de tantos bons nadadores. É uma grande satisfação poder competir com eles. Eu estou voltando a competir agora, depois de dois anos, e estou recuperando os índices que eu já tinha”, disse a nadadora.

Conheça com maior profundidade a história de Yusra com o filme “As Nadadoras”.

Yusra voltará à piscina na próxima quarta-feira, dia 10, às 13h00. Desta vez, para competir pelos 100 metros livres, uma prova extremamente competitiva. Yusra, dedicada a obter seu máximo desempenho possível na prova, deixou o estádio do Maracanã logo após a entrada da delegação dos 10 atletas refugiados que integram a primeira Equipe Olímpica de Atletas Refugiados em uma competição olímpica.

“A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi mesmo incrível e muito apreciável, mas eu não pude ficar muito devido a competição que tive no dia seguinte”.

Yusra agora mantém sua rotina de treinamentos para a próxima modalidade a ser realizada em quatro dias. O próximo atleta refugiado a competir nas Olimpíadas Rio2016 será o também nadador sírio Rami Anis. Ele competirá dia 09 de agosto, terça-feira, às 13h30 no parque aquático olímpico, na Barra da Tijuca.

Esta e outras informações sobre a participação da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados estão disponíveis no site www.acnur.org.br e pelo canal internacional www.unhcr.org/578e2b9c4, onde é possível baixar fotos, vídeos e outros conteúdos informativos.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

 

  • Sobre o ACNUR
  • Quem Ajudamos
  • Emergências
  • O Que Fazemos
  • Notícias
  • Ajude os Refugiados

© UNHCR 2001-2023

  • Fale conosco
  • Termos e Condições
  • Imprensa
  • Política de Privacidade
  • Trabalhe no ACNUR
  • UNHCR Data Portal
  • Seja um fornecedor do ACNUR
  • Conecte-se:
Assine o boletim mensal do ACNUR 

Terremoto + Inverno + Guerra. Uma combinação que requer nossa solidariedade!

Nós estamos no local apoiando os sobreviventes oferecendo itens de emergência, incluindo tendas, cobertores e itens de higiene.

Apoie esta onda de solidariedade e doe agora mesmo!

QUERO DOAR AGORA!