UNHCR logo
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
UNHCR logo
  • Busca
  • ACNUR Brasil
  • Menu

Selecione um idioma para o nosso site global:

English Français Español عربي
Selecione um site nacional:
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
  • Seja um fornecedor do ACNUR

Compartilhar

  • Sobre o ACNUR
    • ACNUR no Brasil
    • Dados sobre Refúgio
    • Doadores do ACNUR Brasil
    • Apoiadores do ACNUR
    • Convenção de 1951
    • Histórico
    • Mandato do ACNUR
  • Quem ajudamos
    • Refugiados
    • Solicitantes de Refúgio
    • Deslocados Internos
    • Apátridas
    • Retornados
  • Emergências
    • Afeganistão
    • América Central
    • Burundi
    • COVID-19
    • Etiópia
    • Iêmen
    • Iraque
    • Nigéria
    • República Centro-Africana
    • República Democrática do Congo (RDC)
    • Rohingya
    • Sahel
    • Síria
    • Sudão do Sul
    • Ucrânia
    • Venezuela
  • O Que fazemos
    • Campanhas e Advocacy
    • Cátedra Sérgio Vieira de Mello
    • Empoderando Refugiadas
    • Esportes
    • Políticas Públicas
    • Pacto Global sobre Refugiados
    • Soluções Duradouras
    • Temas Específicos
  • Notícias e Publicações
    • Notícias
    • Imprensa
    • Publicações, documentos e relatórios
    • Podcast Refúgio em Pauta
  • Como Ajudar
    • Ajude os Refugiados
    • Assine nosso boletim
    • Baixe o e-book Prato do Mundo
    • Trabalhe no ACNUR
    • Seja um parceiro do ACNUR
    • Presente Consciente
Pesquisar ACNUR
Fechar Busca
 
  • Home

Amistoso entre Flamengo e Iranduba promove solidariedade a refugiados venezuelanos acolhidos em Manaus

“Foi um dia inesquecível!”, disse Keyla ao sair do gramado da Arena da Amazônia instantes antes do início da partida entre Lendas do Flamengo e Amigos do Iranduba na última terça-feira, 30 de abril. O amistoso, que aconteceu durante a primeira edição do evento “Duelos na Arena”, contou com o […]

3 May 2019

O ator e ex-jogador Bruno Cabrerizo defendeu o time Lendas do Flamengo e espalhou solidariedade: “Admiro cada um de vocês e desejo que a vida aqui no Brasil seja cada vez melhor.” © ACNUR/César Nogueira

“Foi um dia inesquecível!”, disse Keyla ao sair do gramado da Arena da Amazônia instantes antes do início da partida entre Lendas do Flamengo e Amigos do Iranduba na última terça-feira, 30 de abril. O amistoso, que aconteceu durante a primeira edição do evento “Duelos na Arena”, contou com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para promover, por meio do futebol, a solidariedade e acolhida à população venezuelana que vive atualmente em Manaus.

Após entrar em campo com seu novo time do coração, o Flamengo, a jovem venezuelana de 18 anos não conseguia esconder o sorriso de contentamento: o sonho de conhecer ídolos do futebol acabara de se tornar realidade.

Ela, que era atacante de um time semiprofissional de futebol feminino na Venezuela, veio para o jogo vestida com a camiseta do Flamengo e animada por retomar o contato com o esporte que lhe traz tanta alegria. Há 7 meses no Brasil, Keyla afirma que desde que conheceu o futebol nacional não torce mais para o Barcelona. “Nunca imaginei que estaria perto de jogadores tão experientes”, afirma.

Ela foi uma dos 5 jovens venezuelanos abrigados em Manaus que entrou em campo acompanhando os jogadores da nova e velha guarda do Flamengo e do Iranduba, time tradicional da cidade. O amistoso, que terminou com a vitória das Lendas do Flamengo por 9 a 2, aconteceu logo após a partida da sétima rodada do Campeonato Brasileiro feminino, no qual o Iranduba venceu por 3 a 2 o São Francisco.

Em um ato simbólico, Keyla entrou carregando a bandeira da Venezuela consigo para representar os outros 30 conterrâneos que assistiam na arquibancada. “É muito emocionante ver que somos bem recebidos aqui no Brasil”, afirmou a jovem, emocionada.

amistoso flamengo iranduba 2

“Nunca achei que estaria tão perto de jogadores tão talentosos”, afirma a jovem Keyla. © ACNUR/César Nogueira

amistoso flamengo iranduba 3

Venezuelanos abrigados em Manaus torcem pelo Flamengo no Duelos da Arena. © ACNUR/César Nogueira

amistoso flamengo iranduba 4

A torcida se organizou de verde e amarelo para homenagear o futebol brasileiro. © ACNUR/César Nogueira

amistoso flamengo iranduba 5

Crianças venezuelanas acompanharam a entrada dos jogadores do Lendas do Flamengo na Arena da Amazônia. © ACNUR/César Nogueira

Além de Keyla, outros venezuelanos que vivem atualmente no abrigo Oasis e Casa do Migrante Joao Batista Scalabrini acompanharam as partidas com bastante entusiasmo. Apesar dos chutes, ninguém acertou o “bolão” de palpites do resultado do amistoso. O Flamengo era favorito em todos os possíveis placares: 4×1, 8×7, 3×0, 5×2… Mas ninguém esperava pelo placar final de 9×2.

A goleada ficou dividida entre jogadores consagrados do time, como Athirson, Thiago Coimbra, Sávio Maurinho, Felipe Adão e Aloísio Chulapa. Também representando o Flamengo, entrou em campo o ator Bruno Cabrerizo, que atualmente interpreta o vilão Hussein Zarif na novela “Órfãos da Terra”, da Rede Globo. Ele, que também é ex-jogador profissional, foi convidado pelo pequeno Luis José para ser seu par na entrada em campo. Ao final, deixou uma mensagem para os hermanos: “Admiro cada um de vocês e desejo que a vida aqui no Brasil seja cada vez melhor.”

Como forma de apoiar o trabalho de organizações que abrigam e acolhem pessoas refugiadas em situação de vulnerabilidade, o Duelos na Arena ofereceu a entrada solidária, na qual os torcedores puderam doar alimentos que serão repassados a abrigos geridos pela Pastoral do Migrante de Manaus. A família de Blamon e Sheyla, por exemplo, aproveitou a paixão pelo esporte para demonstrar solidariedade e apoio aos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem atualmente na capital. Mesmo com os ingressos garantidos, o casal e os 4 filhos fizeram questão de doar 6 kg de alimentos não perecíveis na entrada do estádio.

“Sabemos da necessidade que estão passando, e isso mexe com a gente. É importante termos solidariedade e promover a união, ao invés da separação. Doamos de coração”, afirma Blamon.

Para o futuro no Brasil, Keyla deseja concluir os estudos em geologia, mas afirma que o futebol sempre será sua grande paixão. Depois da partida, admitiu que ainda sente vontade de tentar jogar profissionalmente. “Quem sabe?”, diz, “a minha vida está recomeçando”.

Contexto

O ACNUR atua no norte do Brasil, oferecendo serviços de registro e informação, abrigamento e proteção para famílias venezuelanas em situação de vulnerabilidade, apoiando o Governo Federal na resposta emergencial. Muitas vezes, a ajuda prestada salva vidas. Atualmente, cerca de 6 mil venezuelanos moram nos abrigos apoiados pelo ACNUR, outras agências da ONU e organizações da sociedade civil. Lá, têm acesso a alimentação, água potável, atendimento psicossocial e espaços seguros para crianças.

Desde 2016, mais de 3,4 milhões de mulheres, homens e crianças foram forçados a sair do país. De acordo com dados da Polícia Federal, 14 mil solicitações de refúgio foram feitas em Manaus até o final de 2018.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

 

  • Sobre o ACNUR
  • Quem Ajudamos
  • Emergências
  • O Que Fazemos
  • Notícias
  • Ajude os Refugiados

© UNHCR 2001-2023

  • Fale conosco
  • Termos e Condições
  • Imprensa
  • Política de Privacidade
  • Trabalhe no ACNUR
  • UNHCR Data Portal
  • Seja um fornecedor do ACNUR
  • Conecte-se:
Assine o boletim mensal do ACNUR 

Terremoto + Inverno + Guerra. Uma combinação que requer nossa solidariedade!

Nós estamos no local apoiando os sobreviventes oferecendo itens de emergência, incluindo tendas, cobertores e itens de higiene.

Apoie esta onda de solidariedade e doe agora mesmo!

QUERO DOAR AGORA!