UNHCR logo
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
UNHCR logo
  • Busca
  • ACNUR Brasil
  • Menu

Selecione um idioma para o nosso site global:

English Français Español عربي
Selecione um site nacional:
  • Plataforma Help para pessoas refugiadas
  • Quero doar
  • Seja um fornecedor do ACNUR

Compartilhar

  • Sobre o ACNUR
    • ACNUR no Brasil
    • Dados sobre Refúgio
    • Doadores do ACNUR Brasil
    • Apoiadores do ACNUR
    • Convenção de 1951
    • Histórico
    • Mandato do ACNUR
  • Quem ajudamos
    • Refugiados
    • Solicitantes de Refúgio
    • Deslocados Internos
    • Apátridas
    • Retornados
  • Emergências
    • Afeganistão
    • América Central
    • Burundi
    • COVID-19
    • Etiópia
    • Iêmen
    • Iraque
    • Nigéria
    • República Centro-Africana
    • República Democrática do Congo (RDC)
    • Rohingya
    • Sahel
    • Síria
    • Sudão do Sul
    • Ucrânia
    • Venezuela
  • O Que fazemos
    • Campanhas e Advocacy
    • Cátedra Sérgio Vieira de Mello
    • Empoderando Refugiadas
    • Esportes
    • Políticas Públicas
    • Pacto Global sobre Refugiados
    • Soluções Duradouras
    • Temas Específicos
  • Notícias e Publicações
    • Notícias
    • Imprensa
    • Publicações, documentos e relatórios
    • Podcast Refúgio em Pauta
  • Como Ajudar
    • Ajude os Refugiados
    • Assine nosso boletim
    • Baixe o e-book Prato do Mundo
    • Trabalhe no ACNUR
    • Seja um parceiro do ACNUR
    • Presente Consciente
Pesquisar ACNUR
Fechar Busca
 
  • Home

Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes é realizada em São Paulo

Evento conta com o apoio do ACNUR e é um marco de participação social da população refugiada e imigrante para a proposição de políticas públicas de seus interesses

11 Nov 2019

Participantes da 2ª Conferência Municipal aprovam uma das propostas discutidas no eixo sobre Promoção do trabalho decente, geração de emprego e renda e qualificação profissional © ACNUR/MiguelPachioni

São Paulo, 11 de novembro de 2019 (ACNUR) – Entre os dias 8 e 10 de novembro, foi realizada a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes em São Paulo, sob o lema “Somos [email protected] Cidadãos”. Seis anos após a primeira edição, diversas pessoas e instituições ligadas ao tema do refúgio e imigração, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), estiveram presentes na Faculdade Zumbi dos Palmares para avaliar e discutir propostas de integração dessa população no município.

Organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Imigrantes e da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, o total de 482 propostas foram produzidas em etapas prévias. Nesta etapa, o ACNUR realizou três encontros junto aos seus parceiros:  Aldeias Infantis, Associação Compassiva e Cáritas São Paulo.

“O ACNUR reconhece a cidade de São Paulo como uma cidade solidária às pessoas refugiadas, sendo a Conferência Municipal um exercício exemplar de garantia de direitos pela participação dos refugiados e imigrantes na proposição de medidas que impactam diretamente suas próprias vidas. A cidade de São Paulo está de parabéns por garantir esse espaço e por viabilizar que as reivindicações dessa população sejam ouvidas e discutidas para então serem implementadas”, disse o Representante do ACNUR, Jose Egas.

As propostas discutidas foram inicialmente organizadas em oito eixos específicos, envolvendo temas como o acesso à assistência social e habitação, proteção aos direitos humanos e combate à xenofobia, promoção do trabalho decente, acesso à educação integral e à saúde, lazer e esportes.

Pessoas refugiadas tiveram protagonismo não somente nas etapas prévias à conferência, propondo recomendações de medidas práticas que foram amplamente discutidas, mas também na realização deste importante instrumento de participação social das pessoas em situação de refúgio e imigrantes.

O refugiado Salim esteve presente nas conferências prévias e na conferência principal, assegurando que suas sugestões fossem apresentadas e discutidas nos grupo de trabalhos © ACNUR/MiguelPachioni

O refugiado sírio Salim, que há quatro anos vive no Brasil, é um exemplo. Participou das etapas preparatórias, apresentando medidas que visam facilitar a integração de refugiados na cidade, e durante a conferência atuou como delegado para validar parte das 80 propostas que foram encaminhadas à prefeitura.

“Acho muito importante termos esse espaço de discussão e apresentação de possíveis rumos à prefeitura. É um momento muito especial para que nossas sugestões de melhoria possam ser ouvidas e possivelmente transformadas em ações práticas que facilitem a nossa integração na cidade. Estamos aqui porque acreditamos e nos esforçamos para a construção de uma cidade cada vez melhor”, afirmou Salim que, atualmente, busca se tornar cidadão brasileiro.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania publicará as propostas aprovadas em sua página oficial e atuará para a incorporação progressiva das mesmas no plano municipal de políticas para imigrantes.

Histórico

A primeira Conferência Municipal foi realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2013, quando então estiveram reunidas 695 pessoas de 28 nacionalidades. Como consequência direta desta conferência, derivou-se a inauguração do primeiro Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) do município e a criação da Política Municipal para a População Imigrante (Lei Municipal nº 16.478), implementada em São Paulo no final de 2016.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

 

  • Sobre o ACNUR
  • Quem Ajudamos
  • Emergências
  • O Que Fazemos
  • Notícias
  • Ajude os Refugiados

© UNHCR 2001-2023

  • Fale conosco
  • Termos e Condições
  • Imprensa
  • Política de Privacidade
  • Trabalhe no ACNUR
  • UNHCR Data Portal
  • Seja um fornecedor do ACNUR
  • Conecte-se:
Assine o boletim mensal do ACNUR 

Terremoto + Inverno + Guerra. Uma combinação que requer nossa solidariedade!

Nós estamos no local apoiando os sobreviventes oferecendo itens de emergência, incluindo tendas, cobertores e itens de higiene.

Apoie esta onda de solidariedade e doe agora mesmo!

QUERO DOAR AGORA!