Concerto beneficente virtual irá apoiar resposta do ACNUR à COVID-19

Músicos de 30 países, liderados pelo Maestro Shlomo Mintz, realizam performance mundial em apoio à Agência da ONU para Refugiados

Maestro Shlomo é o principal organizador do United in Music. Foto tirada em 1 de janeiro de 2015 © Chab Lathion

Mais de 50 músicos de todo o mundo estão contribuindo com seus talentos e tempo para uma apresentação virtual conjunta, com o objetivo de arrecadar fundos para a resposta da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

United in Music (Unidos pela Música, em tradução livre) irá estrear na quinta-feira, 28 de maio, às 15 horas (horário de Brasília). O evento será transmitido no canal global do YouTube do ACNUR e no Facebook.

O evento musical de caridade foi ideia de Shlomo Mintz, um virtuoso maestro de violino de renome mundial, como resposta a um convite de Christine Mori e Alexis Spieldenner, do canadense Festival das Artes Bravo Niagara!. A dupla convidou o Maestro Mintz para colaborar em uma apresentação virtual do célebre Concerto para Quatro Violinos de Vivaldi, junto com músicos de diferentes orquestras do Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.

O United in Music será gravado remotamente pelo conjunto de artistas, cada um em sua respectiva casa. Os artistas apresentarão obras de Vivaldi, Kreisler e Rachmaninoff.

Todas as doações do concerto irão para o ACNUR, a fim de ajudar a proteger os refugiados e as comunidades que os acolhem na luta global em curso contra a COVID-19.

“A ideia original por trás do show é compartilhar uma mensagem de esperança, trazendo música e alegria para as casas das pessoas durante esse período desafiador”, disse Mintz. “Sabemos que existem milhões de pessoas em todo o mundo que foram expulsas de suas casas e precisam urgentemente de apoio humanitário – especialmente agora. Isso me levou à ideia de transformar essa apresentação em um evento musical de caridade”.

O concerto incluirá uma introdução em vídeo de Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados, e é apoiado por Barbara Hendricks, cantora clássica norte-americana conhecida mundialmente e Embaixadora Honorária da Boa Vontade do ACNUR.

“A música realmente tem o poder de elevar e unir indivíduos, principalmente em tempos difíceis”, disse Hendricks. “Como todos nós permanecemos fisicamente longe, as comunicações virtuais são o fio que está nos mantendo juntos, conectados. Sou grata ao Maestro Mintz e a todos os artistas que ajudaram a apoiar o trabalho vital do ACNUR em apoio aos refugiados. Todo dólar arrecadado terá um grande impacto: salvar vidas de milhões de crianças, mulheres e homens que foram forçados a deixar suas casas.”

Segundo Filippo Grandi, “este é um ótimo exemplo de organizações que se reúnem de maneira criativa em todo o mundo para apoiar refugiados. Somos extremamente gratos ao Maestro Shlomo Mintz, ao Festival de Artes Bravo Niagara! e aos músicos brilhantes que se reuniram em todo o mundo para colaborar na arrecadação de fundos para a resposta à COVID-19 do ACNUR”.

Clique aqui para mais informações (em inglês) sobre o evento.