Atleta Olímpico refugiado é nomeado Embaixador da Boa Vontade do ACNUR

Yiech Pur Biel fez parte da primeira equipe olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016

Yiech Pur Biel posa para foto do lado de fora de sua casa no campo de refugiados de Kakuma, no norte do Quênia © ACNUR/Tobin Jones

O ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), anunciou hoje a nomeação do atleta de atletismo do Sudão do Sul Yiech Pur Biel como seu mais novo Embaixador da Boa Vontade.

Refugiado, Yiech Pur Biel foi forçado a fugir do conflito no Sudão do Sul em 2005, viajando sozinho para o campo de refugiados de Kakuma no Quênia, quando tinha apenas dez anos de idade. Crescendo em Kakuma, Pur dedicou-se ao treinamento atlético, apesar do calor intenso e das instalações básicas do acampamento. Ele treinou no campo Tegla Loroupe em Nairóbi e começou a competir em 2015, antes de fazer parte da primeira equipe olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

“É uma grande honra para mim poder usar meu status como atleta para ajudar refugiados e pessoas deslocadas, compartilhar minha própria história e a de outros refugiados como eu, e garantir que os refugiados de todo o mundo tenham voz. Quero ser embaixador dos refugiados em todos os lugares e estou muito feliz por poder continuar meu compromisso de trabalhar com o ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, ajudando os refugiados não apenas a sobreviver, mas também a prosperar. Este trabalho é incrível e de vital importância para tantas pessoas em todo o mundo,” disse Pur, que apoia o ACNUR desde 2016.

Em seu novo papel como Embaixador da Boa Vontade, Pur continuará a defender os direitos dos deslocados enquanto ele continua seu treinamento para a equipe Olímpica de Refugiados em Tóquio 2021. Sua nomeação chega no momento em que o Relatório de Tendências Globais do ACNUR afirma que mais de 79,5 milhões de pessoas em todo o mundo são deslocadas à força. A longa história de deslocamento do Sudão do Sul, antes e depois de sua independência em 2011, é listada pelo relatório como uma grande crise que contribuiu significativamente para o deslocamento global.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, disse: “Estamos extremamente orgulhosos de receber Yiech Pur Biel como embaixador da Boa Vontade do ACNUR. O compromisso ativo e de longa data de Pur em defender os refugiados e as pessoas deslocadas, baseando-se diretamente em sua própria experiência, é profundamente admirável. Esse novo papel ajudará a formalizar e ampliar ainda mais a sua contribuição. Numa época em que o deslocamento forçado atingiu níveis sem precedentes, com um por cento da humanidade agora desenraizado por conflitos, perseguição e violência, seu apoio é mais crítico do que nunca.”

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, ressaltou que “A extraordinária jornada de Pur, do Campo de Refugiados de Kakuma, no Quênia, até o Rio 2016, onde ele competiu pela primeira equipe olímpica de refugiados do COI, inspira a todos nós. Hoje, Pur também é uma voz forte dentro da Fundação Olímpica de Refúgio, fornecendo acesso ao esporte seguro para jovens deslocados à força em todo o mundo. Tenho certeza de que, em seu novo papel de Embaixador da Boa Vontade do ACNUR, ele continuará a servir de modelo e demonstrará que o esporte pode não apenas trazer esperança, mas mudar vidas, capacitar os jovens e promover mudanças positivas em nossa sociedade “.

Desde que competiu no Rio, Pur viajou para 26 países como atleta e defensor de refugiados. Ele falou no primeiro evento TEDx realizado em um campo de refugiados, o TEDxKakumaCamp, e se posicionou em campanhas do ACNUR em Nova York e Paris. Pur também se envolveu ativamente nos esforços para trazer a paz ao seu país, o Sudão do Sul. Ele representou outros refugiados nas negociações de paz em Adis Abeba e Cartum em 2018 e nas reuniões dos comitês da União Africana em 2019.

Após o Rio 2016, Pur trabalhou ainda mais com o Comitê Olímpico Internacional e ingressou no Conselho da Fundação Olímpica de Refúgio. Suas competições esportivas competitivas mais recentes incluem o Campeonato Africano de Atletismo de 2018 na Nigéria e a Maratona Harmony de Genebra de 2019. Pur agora está treinando e estudando nos EUA.

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Yiech Pur Biel com o ACNUR.