Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello discute efeitos da pandemia para refugiados e solicitantes de condição de refugiado no Brasil

Evento acadêmico organizado e coordenado pela PUC-Minas debaterá, nos dias 22 e 24 de setembro, as consequências da pandemia junto às populações refugiadas e solicitantes da condição de refugiado que vivem no país, com a participação de pesquisadores e dos próprios refugiados.

Pessoas refugiadas participam de oficina de formação em projeto realizado pelo ACNUR e seus parceiros. Foto: ACNUR/Fellipe Abreu

São Paulo, 18 de setembro de 2020  – Com a proposta de ampliar e aprofundar as discussões sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na vida das pessoas refugiadas e solicitantes da condição de refugiado no Brasil, a PUC-Minas realizará o XI Seminário Nacional da Cátedra Sergio Vieira de Mello, nos dias 22 e 24 de setembro, contando com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

O evento será transmitido virtualmente pelo canal do Youtube da PUC-Minas e as inscrições para participação devem ser feitas via preenchimento de formulário online. A cerimônia de abertura (22/09, às 17h00) contemplará o lançamento do relatório anual do relatório da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), evidenciando os principais resultados da atuação das 23 Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a cátedra, como o atingimento de 338 estudantes refugiados matriculados na graduação e pós-graduação nestas universidades. Na sequência, a palestra de abertura debaterá as implicações da pandemia do novo Coronavírus nas políticas públicas para esta população.

Já no dia 24, a programação terá início às 09h30, com relatos de pessoas refugiadas ingressas nas universidades brasileiras. À tarde, às 14h00, será o momento destinado ao debate das redes locais de atendimento durante o vigente período de pandemia. Na palestra de encerramento, às 18h00, debaterá o tema das medidas adotadas devido à pandemia e das consequências diretas desta realidade na vida das pessoas que requerem proteção internacional.

“Por mais de uma década, o Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR vem contribuindo ativamente com o debate público sobre os temas mais atuais e de interesse vinculados as pessoas refugiadas no Brasil. Este ano, virou um imperativo abordar o impacto da COVID-19 na vida das pessoas que ja tinham sido forçadas a fugir de guerras e graves violações de direitos humanos e que chegaram ao Brasil em busca dessa proteção que não tiverem em seus países. É uma enorme satisfação contar com a PUC-Minas como organizador da 11º edição do Seminário Nacional que, pela primeira vez, está sendo organizado de maneira virtual”, afirma o Representante Adjunto do ACNUR Brasil, Federico Martinez.

 

Sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR

A relação institucional entre o ACNUR com as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil iniciou-se em 2003, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Trata-se de um acordo de cooperação em que o ACNUR estabelece um Termo de Referência com as universidades, estabelecendo responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, 23 IES públicas e privadas localizadas em 11 unidades da federação integram a CSVM. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao Direito Internacional dos Refugiados, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos de extensão também é definido como uma grande prioridade, assim como processo de ingresso e reingresso nas universidades por meio de editais específicos.

Mais informações estão detalhadas na página da CSMV do ACNUR: www.acnur.org/portugues/catedra-sergio-vieira-de-mello.

 

Agenda

XI Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello e ACNUR

Data: dias 22 e 24 de setembro de 2020

Inscrições (para recebimento de certificados: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCV4ZRX9NbJpL4REF7Sfcb9CAZ_GNG5xYsZKs0vPAE7-VLyQ/viewform

Transmissão aberta e ao vivo do evento pelo YouTube PUC MINAS LIVES: www.youtube.com/channel/UC9zVbm6bRysuVtofRhvUxQQ

Mais informações sobre a programação: www.pucminas.br/ics/noticias/Paginas/XI-SEMINÁRIO-NACIONAL-DAS-CÁTEDRAS-SÉRGIO-VIEIRA-DE-MELLO–ACNUR.aspx

 

Informações para a imprensa

Para mais informações sobre o XI Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, favor contatar:

. Miguel Pachioni (Assessor de Informação Pública do ACNUR): [email protected] / (11) 98875-3256