Os 20 anos de Angelina Jolie em dedicação às pessoas refugiadas

Angelina Jolie em visita a refugiados afegãos no Paquistão em 2005. © ACNUR/Jack Redden

Mãe, cineasta e Enviada Especial da Agência da ONU para Refugiados. É assim que Angelina Jolie se apresenta ao mundo em seu perfil no Instagram.


Conhecer as histórias de quem foi forçado a deixar tudo para trás para escapar de guerras, conflitos e perseguições e defender seus direitos foi uma das missões de vida abraçadas por Angelina Jolie. Há vinte anos, a atriz se tornava Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR.

Em 2012, Jolie se tornou Enviada Especial. Desde então, concentra-se nas principais crises que resultam em deslocamentos em massa, realizando atividades de advocacy e representando o ACNUR a nível diplomático.

Em 20 anos de colaboração com o ACNUR, Jolie realizou mais de 60 missões. Relembre algumas delas!

Serra Leoa, 2001

Angelina em visita ao Centro para Garotas FAWE em Freetown, Serra Leoa, em 2001 © ACNUR/Liba Taylor

Em 2001, Angelina partia em suas primeiras missões como Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR. Desde março daquele ano, ela fez diversas visitas a campos de refugiados em Serra Leoa, Tanzânia, Camboja e Paquistão. Na época, insistiu em custear seus gastos e dividir a mesma rotina, e espaço, com outros trabalhadores do ACNUR. A causa humanitária ganhou um capítulo em sua vida desde então. “Você vai a esses lugares e percebe o que realmente é a vida e o que as pessoas estão realmente passando. Essas pessoas são meus heróis”, afirmou.

 

Rússia, 2003

Apenas dois anos após ter se tornado Embaixadora da Boa Vontade, Jolie já havia visitado países como Equador, Quênia e Tailândia. Em visita à Rússia, chamou atenção para a realidade dos Chechenos, que permaneciam como deslocados internos no país. Ela também visitou o norte de Cáucaso para entender todos os aspectos culturais de sua população e as atividades do ACNUR na região. Sempre acompanhada de seu bloco de notas e genuíno interesse, Angelina ouvia as comunidades.

A então Embaixadora da Boa Vontade em sua primeira visita ao Norte de Cáucaso, na Rússia, em 2003 © ACNUR/T.Makeeva

 

Paquistão, 2005

Angelina Jolie em visita a refugiados afegãos no Paquistão em 2005 © ACNUR/Jack Redden

Em 2005, Jolie visitou o Paquistão para se aprofundar na jornada dos refugiados afegãos que se deslocavam até o país. O Paquistão ainda hoje é um dos países que mais abriga refugiados afegãos no mundo, reflexo de uma crise de mais de 40 anos. Angelina viu a complexidade do problema de perto e pediu soluções urgentes tanto para o povo afegão quanto paquistanês.

“Eu conheci uma mulher que estava prestes a entrar na caminhonete com um bebê pequeno e não tinha marido. Ela disse: ‘Não tenho água, não tenho escola, não tenho casa, não tenho nada. Estou com medo, mas vou e, porque tenho Deus, espero estar bem.’”

 

4a687c4e6

Em julho 2009, Angelina Jolie visitou um acampamento improvisado em Bagdá, no Iraque. O número de desabrigados dentro do país chegava a 3 milhões © ACNUR / B.Heger

4aac21156

A então Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, à época no maior campo de refugiados do mundo, na fronteira do Quênia com a Somália, em setembro de 2009 © ACNUR / B.Heger

4ac62e966

Em outubro de 2009, Jolie clamava ao mundo para que não esquecesse os refugiados iraquianos que permaneciam em exílio © ACNUR/S.Malkawi

4b7287f720

Angelina em visita aos sobreviventes do terremoto no Haiti, em fevereiro de 2010. Em suas próprias palavras, ela estava no país para “ouvir e aprender” © Marco Di Lauro/ACNUR via Getty Images

4bbae2036

No leste da Bósnia, Angelina pedia medidas para acabar com o sofrimento contínuo das vítimas deslocadas da guerra, em abril de 2010 © ACNUR/Aziz

4d6e7f066

Em março de 2011, a então Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR pedia foco na reintegração de ex-refugiados afegãos, em visita a Cabul, no Afeganistão © ACNUR/J.Tanner

4dfc0e356

Na fronteira da Turquia com a Síria, Angelina Jolie se encontrava com muitos refugiados sírios que haviam fugido recentemente de seu país, na busca de esperança e um futuro melhor na Turquia © ACNUR/J.Tanner

 

Jordânia, 2012

A Enviada Especial do ACNUR no campo de refugiados de Za’tari, na Jordânia em 2012 © ACNUR / J.Tanner

Em sua primeira missão como Enviada Especial, Angelina Jolie visita a fronteira Síria-Jordânia, travessia de milhares de refugiados desde o início de 2010. Esta foi uma das seis vezes que esteve no país ao longo dos anos com o ACNUR.

Na Jordânia, Jolie se deparou com a dura realidade dos refugiados sírios, exaustos e assustados, que haviam acabado de completar uma jornada incerta em busca de segurança. Desde sua última visita ao país, o número de refugiados registrados na região havia aumentado em mais de 200.000 pessoas. “O que eu vi ontem à noite é um exemplo dramático da situação de centenas de milhares de sírios que foram forçados a deixar tudo para trás por causa de um conflito, e estão em uma busca desesperada por segurança”.

Tailândia, 2014

Em 2014, Jolie visita famílias de refugiados na Tailândia, no campo de refugiados de Ban Mai Nai Soi, localizado perto da fronteira entre Mianmar e a Tailândia. Baw Neh, na foto, morava no acampamento há mais de 18 anos, tendo seus netos nascidos no campo, uma terceira geração que vive em deslocamento forçado prolongado. © ACNUR/R. Arnold

Angelina Jolie passou o Dia Mundial do Refugiado de 2014 na Tailândia. Lá, pediu pelo fim do ciclo de violência que levava 50 milhões de pessoas a se deslocarem em todo o mundo.

“É uma situação injusta e insustentável. A única resposta é dedicar mais esforços e recursos para lidar com o conflito em todo o mundo – não há soluções humanitárias para os problemas políticos”

Por volta de 120.000 deslocados de Mianmar viviam entre os nove campos de refugiados nas fronteiras com a Tailândia. Muitos se encontravam nesta situação há mais de 30 anos, trabalharam, e tiveram filhos e netos refugiados.

Iraque, 2018

A Enviada Especial em visita ao oeste Mosul, no Iraque de 2018, onde famílias iranianas retornavam para as ruínas que costumavam ser suas casas. © ACNUR/Andrew McConnell

De volta ao Iraque em 2018, a Enviada Especial do ACNUR vai ao oeste de Mosul, onde famílias iranianas deslocadas retornavam às suas casas em ruínas após meses de violência. No ensurdecedor silêncio das ruas acostumadas ao clarim dos bombardeios, Angelina implora ao mundo para que não se esqueça da agonia dos inocentes: “Esta é a pior devastação que já vi em todos os meus anos com o ACNUR.”

Era sua quinta missão ao Iraque, e Jolie compartilhou com o mundo a tristeza que sentiu ao ver pessoas desesperadas tentando reconstruir suas histórias com as próprias mãos.

América do Sul, 2018

A Enviada Especial do ACNUR fala com jovem venezuelano que fugiu para o Peru, lar de mais de meio milhão de refugiados e migrantes venezuelanos em 2018 © ACNUR/Santiago Escobar-Jaramillo

Em missão ao Peru em 2018, Jolie conheceu famílias venezuelanas que buscavam segurança no país. Na época, cerca de 2.000 refugiados venezuelanos cruzavam a fronteira do Equador todos os dias, mas após a jornada, muitos deles acabavam nas ruas de Lima. Em sua visita, Jolie clama por respeito às pessoas deslocadas: “É fundamental reforçar o Estado de Direito, o respeito pelos direitos humanos, a proteção internacional e os sistemas de asilo.”

Bangladesh, 2019

Em 2019, Angelina Jolie visita o centro de assentamento de refugiados de Kutapalong, onde conheceu uma refugiada Rohingya órfã , cujo futuro de incertezas terá de enfrentar sozinha © ACNUR/Santiago Escobar-Jaramillo

Em Bangladesh, a Enviada Especial do ACNUR visitou algumas das 730.000 famílias rohingya que viviam em Kutupalong, o então maior campo de refugiados do mundo. Jolie alertou sobre a necessidade do fim do deslocamento forçado e dos crescentes casos de apatridia na região.

“Foi profundamente perturbador conhecer as famílias que só conheceram a perseguição e a apatridia durante toda a vida”

Colômbia, 2019

“Esta é uma situação de vida ou morte para milhões de venezuelanos”. Fala da Enviada Especial em conferência na Colômbia em 2019 © ACNUR/Andrew McConnell

Na fronteira entre e Colômbia e a Venezuela, Jolie clamou por uma resposta humanitária efetiva ao alarmante êxodo de venezuelanos refugiados pela América Latina. Na época, mais de 1 milhão de venezuelanos já haviam partido para a Colômbia em busca de proteção.

Angelina reforçava a solidariedade entre os vizinhos. “Quando a casa do seu vizinho está pegando fogo, você não estará seguro se simplesmente trancar a porta. A resposta humana é não fechar os olhos. É reconhecer seus semelhantes, homens e mulheres, e seu sofrimento. É trabalhar para encontrar soluções, não importa o quanto seja difícil.”

Burkina Faso, 2021

Enviada Especial, Angelina Jolie visita Burkina Faso para o Dia Mundial do Refugiado de 2021. © ACNUR/Nana Kofi Acquah

Em sua missão mais recente, Angelina visitou Burkina Faso, país que vive em uma crescente crise de deslocamento forçado. A Enviada Especial do ACNUR mostrou sua solidariedade ao país que, apesar de assolado por desafios e violência, seguiu acolhendo pessoas refugidas.

“Não há lugar onde eu preferisse estar hoje do que aqui, com refugiados, as pessoas que mais admiro no mundo”

Jolie afirmou ainda que, em vinte anos, nunca esteve tão preocupada com o deslocamento forçado como está agora. Em todo o mundo, 82 milhões de pessoas foram forçadas a deixar tudo para trás para escapar de guerras, conflitos, perseguições e violações dos direitos humanos.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, assegurar os direitos e construir futuros melhores para as pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em mais de 130 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e meios para reconstruir suas vidas.