Inclusão coloca objetivos de refugiada com deficiência visual em foco

Magartu estuda com alunos sem deficiência pela primeira vez desde que fugiu da Etiópia, e agora está entre os melhores de sua classe

O estudante refugiado etíope Magartu está sentado do lado de fora de uma casa no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia. © ACNUR

Magartu está sentado do lado de fora de sua casa, mexendo no seu celular. Como a maioria dos adolescentes, ela gosta dos intervalos entre os estudos, quando pode relaxar e ver suas mensagens.


A refugiada etíope de 16 anos perdeu a visão muito jovem e aprendeu a se adaptar à vida sem ela. Ela usa em seu telefone um aplicativo de acessibilidade ativado por voz para navegar entre seus aplicativos favoritos.

O ACNUR atua para construir um ambiente mais aberto, inclusivo e que acolha a diversidade de todas as pessoas refugiadas. Doe agora e apoie os nossos esforços.

“Quando alguém me envia uma mensagem, eu ouço e respondo por meio do aplicativo. É assim que fico conectada com meus amigos”, ela sorri.

Magartu tinha apenas oito anos quando ela e seu irmão e irmã mais velhos fugiram da Etiópia devido a um conflito. Quando eles chegaram ao campo de Kakuma, no Quênia, seus irmãos imediatamente a matricularam na Tarach Primary School – uma escola especial para crianças com deficiência.

“No início, a escola era estressante. Chorei muito porque não entendia a língua. Senti que todos falavam de mim”, lembra ela, acrescentando que seus professores foram pacientes com ela e a ajudaram a aprender inglês, a língua oficial de ensino no Quênia.

“No início, a escola era estressante. Chorei muito porque não entendia a língua”

Na sexta série, ela foi transferida para uma escola regular, onde crianças com deficiência se integram a outros alunos. A equipe e os alunos foram receptivos e acolhedores. Ao compartilhar uma sala de aula com outros alunos e participar de atividades extracurriculares como esportes e clubes, ela começou a se sentir mais confiante.

“Eu não tinha nenhuma competição na escola especial porque eu era a única aluna na sexta série. Então, quaisquer que fossem as notas que eu tirasse, sempre era a primeira da classe”, explica. “Gostei da minha nova escola porque tinha competição. Tive a coragem de acreditar que poderia ser a primeira da classe. Quem sou eu para não ser a número um?”, acrescenta.

Mais de 12 milhões de pessoas com deficiência como Magartu foram deslocadas à força por perseguição, violência e violações dos direitos humanos em todo o mundo, embora pesquisas e avaliações sugiram que o número real pode ser muito maior.

Frequentemente, correm maior risco de violência, discriminação, exploração e abuso, enfrentam barreiras para ter acesso a serviços básicos e costumam ser excluídas da educação e da chance de trabalhar e ganhar a vida.

61a8938f3

A estudante refugiada etíope Magartu sentada do lado de fora de uma casa no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia © ACNUR

61a893992

Magartu é deficiente visual. Apesar de sua deficiência, ela obteve as melhores notas nos exames nacionais do Certificado de Educação Primária do Quênia em 2021 © ACNUR

O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, reconhece que incluir pessoas com deficiência na educação é um passo vital para capacitá-las para realizar seu potencial e viver uma vida plena e digna.

Para cumprir esse objetivo no Quênia, o ACNUR e os parceiros de educação Federação Luterana Mundial (FLM), Finn Church Aid e Humanity & Inclusion conduziram projetos de educação inclusiva em várias escolas no campo de Kakuma e em Kalobeyei, um assentamento adjacente, incluindo a antiga escola de Magartu. Agora, alunos com deficiência compartilham salas de aula com outros alunos, resultando em uma atmosfera menos discriminatória e mais inclusiva para eles.

A primeira fase do projeto envolveu a participação da comunidade e a conscientização nas escolas com pais, responsáveis, líderes comunitários e alunos. Os alunos selecionados foram então inscritos para o projeto, com o consentimento de seus pais e responsáveis.

“Por meio da educação inclusiva, vimos mais igualdade na participação de todas as crianças nas atividades escolares”, explica Elizabeth Wanjiku, Oficial de Educação Inclusiva da Federação Luterana Mundial com sede em Kakuma. “Elas podem participar mais e se orgulhar de suas realizações pessoais. Mais alunos com deficiência ficarão felizes com essa direção”.

Ali Omar Duale, Oficial de Educação do ACNUR em Kakuma, acrescenta: “é importante garantir que as escolas tenham recursos suficientes, que as capacidades dos professores sejam desenvolvidas e que a infraestrutura seja acessível a todos para gerenciar adequadamente as várias necessidades dos alunos”.

“É importante garantir que as escolas tenham bons recursos”

Todos os sinais mostram que Magartu está no caminho certo para cumprir seus objetivos. No início deste ano, ela se candidatou às finais nacionais do ensino fundamental e se formou entre os melhores alunos de sua classe. Melhor ainda, ela estava entre os melhores alunos com deficiência do país. Dos mais de 2.600 alunos com deficiência em todo o país, apenas 318 alunos, incluindo Magartu, tiraram mais de 300 pontos dos 500 possíveis.

“Estou muito feliz por ser uma das melhores alunas do campo”, diz ela com orgulho.

Com a pandemia de COVID-19, esforços para garantir a continuidade do aprendizado foram implementados em todo o país e no campo, com financiamento de doadores. Felizmente, soluções digitais acessíveis usando tecnologia móvel têm garantido que alunos como o Magartu possam manter seus estudos.

Você pode transformar a vida de crianças como Mgartu ao doar para o ACNUR. Ajude agora mesmo.

“Recebi livros em Braille para ler sozinha e um rádio para ouvir às aulas ao vivo”, acrescenta Magartu.

De acordo com Elizabeth, da FLM, a conquista de Magartu inspirará muitos outros alunos com deficiência a acreditar em si mesmos.

“Continuamos incentivando os pais e responsáveis ​​a matricularem seus filhos com deficiência nas escolas regulares”, acrescenta ela.

“Sempre haverá desafios na vida, mas quer saber? Podemos superá-los!”

Magartu agora recebe uma bolsa do ACNUR em uma escola secundária local e está determinada a terminar seus estudos e se matricular na faculdade de direito.

“Quero ser advogada porque quero defender as pessoas cujos direitos foram negados, como pessoas com deficiência, órfãos e viúvas”, diz ela.

Ela incentiva as pessoas com deficiência a trabalharem por seus sonhos e nunca desistirem.

“Seja corajoso e continue trabalhando duro. Sempre haverá desafios na vida, mas quer saber? Podemos superá-los! ”

Ajude crianças com deficiência a realizarem seus sonhos. Doe agora.