Família refugiada encontra segurança e estabilidade no México

O ACNUR México está inaugurando um modelo de planejamento plurianual destinado a garantir a continuidade dos programas que ajudam os refugiados desde o momento em que solicitam asilo até sua plena integração.

O México deu uma nova vida a Cesar, 46, Dania, 26, e seus filhos Javier, 11, e Nelly, 6. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero.

Javier* não sente mais medo quando sente o cheiro de tinta.


O menino de 11 anos ainda não gosta do cheiro, mas não provoca mais flashbacks daquela noite em Honduras, quando membros de uma gangue criminosa abriram fogo contra a casa que ele dividia com sua mãe, padrasto e irmã mais nova. Enquanto a família se agachava no chão, uma bala perdida perfurou uma lata de tinta e ela explodiu. Outro perfurou a coxa esquerda de Javier.

Agora morando no norte do México, depois que sua família foi reconhecida como refugiada, Javier ajuda sua mãe Dania* a pintar a casa todos os anos. Seu quarto é verde floresta com círculos vermelhos e verdes na parede. A sala de estar, cozinha e sala de jantar combinadas é de terracota; o quarto de seus pais é amarelo.

“Eu o fiz pintar para que ele superasse aquele trauma”, diz Dania. “Eu digo a ele: ‘Olha filho, ninguém aqui vai fazer nada com a gente. Aqui temos muito apoio para que nada aconteça. Estamos seguros aqui.’”

“Aqui temos muito apoio. Estamos seguros aqui”.

Quatro anos depois de fugir de Honduras, a família está estável, feliz e próspera. Agora eles estão ansiosos para se tornarem cidadãos mexicanos, o próximo passo em sua jornada de refugiados. De acordo com a lei mexicana, os refugiados reconhecidos estão isentos de fazer um exame de naturalização e podem se inscrever dois anos após receberem a residência permanente.

61c2ef9f2

Após o trauma pelo qual passaram, a família está mais unida do que nunca. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

61c2efa32

Anos depois de ter sido baleado na perna, Javier agora pode andar, correr e brincar sem dor. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

61c2efa72

Com aulas online devido ao COVID-19, Dania está sempre por perto para ajudar Javier nos trabalhos escolares. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

61c2efac2

Como parte da aula de educação física online para seus filhos, Dania grava as crianças brincando. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

61c2efb12

A salvo no México, a família finalmente consegue baixar a guarda. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

61c2efb52

Cesar encontrou trabalho em uma fábrica de móveis, cortando a madeira que se transformará em sofás e cadeiras. © ACNUR/Ruben Salgado Escudero

Alcançar um ponto de estabilidade para os refugiados pode levar anos. Para melhor atendê-los, a operação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), no México, está adotando uma ambiciosa abordagem plurianual de planejamento que se concentra em soluções, como a integração efetiva. “Com situações prolongadas de refugiados, um ano não é suficiente, e apenas o planejamento ao longo de vários anos garante a continuidade dos programas”, diz Diego Morales, oficial sênior de programas do ACNUR no México. “Isso significa que podemos acompanhar os refugiados desde o momento em que solicitam asilo até quando estão totalmente integrados às suas comunidades anfitriãs.”

O México é uma das 24 operações do ACNUR em todo o mundo que estão adotando uma abordagem similar de planejamento de médio a longo prazo. Até 2024, toda a organização fará a transição para esse modelo de planejamento de longo alcance.

A família de Javier percorreu um longo caminho desde que chegou ao México, em 2017. Cesar*, marido de Dania, tem um emprego fixo em uma fábrica de móveis, onde trabalha à noite cortando peças de madeira que irão se tornar sofás e cadeiras. Dania administra a casa, garantindo que Javier e sua irmã de 6 anos, Nelly*, acompanhem seus trabalhos escolares e aulas, que ainda são realizadas on-line devido às restrições do COVID.

Dania também supervisiona as aulas de educação física das crianças, usando seu celular para gravar Javier no campo de futebol, de acordo com as instruções da escola. Ela explode de orgulho com a destreza com que Javier dribla a bola, não revelando nenhum indício do ferimento de quatro anos atrás.

Quando a família chegou ao México, Javier, então com 7 anos, não conseguia andar. Médicos em Honduras extraíram a bala de sua perna na noite do tiroteio, mas a família não teve tempo para que ele se submetesse a nenhum outro tratamento. Os mesmos membros da gangue que feriram Javier estavam esperando do lado de fora do hospital para “acabar com a gente”, Dania lembra de pensar.

“Aqui, vejo um grande futuro para meus filhos.”

Ela e Cesar levaram o menino enfaixado e Nelly, de dois anos, para a Guatemala e depois para o México, onde finalmente começaram a se sentir seguros. “Conseguimos respirar porque… sabíamos que eles (os membros da gangue) não poderiam nos encontrar”, diz Dania.

Advogados do ACNUR ajudaram a família a apresentar um pedido de asilo e, por meio de um programa de assistência humanitária do ACNUR, a família conseguiu alugar uma pequena casa e comprar móveis modestos para sustentá-los enquanto seu caso de asilo era considerado pela Comissão Mexicana de Assistência a Refugiados. “Eu não tinha ideia do que era asilo”, lembra Dania, acrescentando que se isso significava que eles poderiam ficar no México, era tudo o que eles precisavam.

Uma vez reconhecidos como refugiados, Dania, Cesar e as crianças foram incluídos no então nascente Programa de Integração Local do ACNUR, que ajuda os refugiados a se mudarem do sul para o norte do país, onde os empregos são mais amplamente disponíveis e as perspectivas de integração são maiores.

Para Cesar, parecia bom demais para ser verdade. “Não sabíamos nada sobre (o norte do México) e estávamos um pouco cautelosos”, diz ele. “Durante todo o caminho (no ônibus de Chiapas) estávamos nos perguntando, o que vai acontecer conosco?”

Como se viu, coisas boas estavam reservadas para a família. Com o apoio do ACNUR, Dania e Cesar encontraram uma casa, Cesar conseguiu um emprego na fábrica de móveis e a família conseguiu abandonar o passado.

“Aqui, vejo um grande futuro para meus filhos”, diz Dania.

O próximo objetivo é obter a cidadania mexicana, e a família já tem a papelada pronta. Cesar diz que já se sente mexicano e está olhando para um futuro brilhante. “Quando a seleção (de futebol) nacional joga, eu torço pelo México”, diz ele. “Vou comemorar com orgulho quando me naturalizar.”

*Os nomes foram alterados por motivos de proteção.