'
;

Coronavírus (COVID-19) | O que saber e como ajudar

Tudo o que o ACNUR está fazendo para proteger refugiados da COVID-19 no Brasil e no mundo, e como apoiar os nossos esforços!


O NOVO CORONAVÍRUS NÃO FAZ DISTINÇÕES

Nestes tempos difíceis, não devemos esquecer aqueles que fogem de guerras e perseguições. Mais do que nunca, eles precisam da nossa solidariedade e compaixão.

Nenhum país pode resolver sozinho o problema do coronavírus e nenhuma parcela de nossa sociedade pode ser desconsiderada se quisermos efetivamente enfrentar este desafio global.

Todos nós temos um papel a desempenhar na prevenção desta pandemia, e o ACNUR está atuando para proteger refugiados, pessoas deslocadas e comunidades que os acolhem

Mas temos MUITO trabalho pela frente. Doe AGORA para apoiar os nossos esforços e salvar vidas!

DOE AGORA

O QUE ESTAMOS FAZENDO NO BRASIL

No Brasil, os efeitos da pandemia impõem desafios adicionais a um contexto já emergencial. Por isso, o ACNUR está intensificando seus esforços para prevenir a transmissão do novo coronavírus. Ao doar, você vai nos ajudar a salvar vidas e proteger refugiados e comunidades brasileiras que os acolhem. Nossas principais ações incluem: 

MONITORAMENTO

Os casos suspeitos são encaminhados para isolamento e observação, seguindo os procedimentos nacionais e internacionais de saúde

ACESSO À INFORMAÇÃO

O nosso objetivo é garantir que informações confiáveis cheguem à população. Para isso, estamos organizando sessões informativas para pessoas refugiadas e migrantes em abrigos e assentamentos informais.

DISTRIBUIÇÃO DE KITS

O ACNUR está distribuindo kits de higiene às populações mais vulneráveis em Boa Vista e Manaus. Água sanitária, sabão em pó, papel higiênico e outros itens para higiene pessoal e coletiva compõem os kits.

O QUE ESTAMOS FAZENDO NO MUNDO

Com base na experiência adquirida em emergências de saúde anteriores (Ebola, SARS e influenza), o ACNUR está tomando ações imediatas para freiar a disseminação e responder ao surto de COVID-19. As medidas adotadas protegem os refugiados e outras populações atendidas por nós, como apátridas e deslocados internos, antes, durante e após emergências globais de saúde.

Em resposta à situação atual, o ACNUR seguiu as orientações da OMS e identificou várias atividades de prevenção e resposta à COVID-19. Estamos apoiando a resposta dos países que acolhem refugiados com ações de prevenção e controle, acesso à informação e envolvimento da comunidade, monitoramento, investigação de casos suspeitos e treinamento e proteção e advocacy.