'
;

Coronavírus (COVID-19) | O que saber e como ajudar

Tudo o que o ACNUR está fazendo para proteger refugiados da COVID-19 no Brasil e no mundo, e como apoiar os nossos esforços!


O NOVO CORONAVÍRUS NÃO FAZ DISTINÇÕES

Nestes tempos difíceis, não devemos esquecer aqueles que fogem de guerras e perseguições. Mais do que nunca, eles precisam da nossa solidariedade e compaixão.

Nenhum país pode resolver sozinho o problema do coronavírus e nenhuma parcela de nossa sociedade pode ser desconsiderada se quisermos efetivamente enfrentar este desafio global.

Todos nós temos um papel a desempenhar na prevenção desta pandemia, e o ACNUR está atuando para proteger refugiados, pessoas deslocadas e comunidades que os acolhem

Mas temos MUITO trabalho pela frente. Faça uma DOAÇÃO AGORA para apoiar os nossos esforços e salvar vidas!

DOAR AGORA

O QUE ESTAMOS FAZENDO NO BRASIL

No Brasil, os efeitos da pandemia impõem desafios adicionais a um contexto já emergencial. Por isso, o ACNUR intensificou seus esforços para prevenir a transmissão do novo coronavírus. Ao doar, você vai nos ajudar a salvar vidas e proteger refugiados e comunidades brasileiras que os acolhem. Nossas principais ações incluem: 

FORTALECIMENTO DA RESPOSTA DE SAÚDE

O ACNUR entregou um total de 331 unidades habitacionais, 1.296 colchões e capas para colchões, 460 camas, 155 redes, 1.147 kits de limpeza, 2.235 pacotes de fraldas, 2.331 jarras para água potável, 422 baldes, 1.132 redes mosqueteiras, 50 kits de cozinha e 584 lâmpadas solares.

ACESSO À INFORMAÇÃO

O nosso objetivo é garantir que informações confiáveis cheguem à população. O ACNUR já alcançou mais de 15 mil refugiados e migrantes no norte do Brasil com informações cruciais sobre a COVID-19 em abrigos e assentamentos informais e através de organizações comunitárias.

ASSISTÊNCIA EM DINHEIRO

O ACNUR apoiou 1.636 pessoas refugiadas em maior situação de vulnerabilidade com R$612.522. No entanto, a operação possui apenas 24% do orçamento necessário para atividade de assistência em dinheiro enquanto as necessidades aumentam exponencialmente no contexto da COVID-19.

O QUE ESTAMOS FAZENDO NO MUNDO

Com base na experiência adquirida em emergências de saúde anteriores (Ebola, SARS e influenza), o ACNUR está tomando ações imediatas para freiar a disseminação e responder ao surto de COVID-19. As medidas adotadas protegem os refugiados e outras populações atendidas por nós, como apátridas e deslocados internos, antes, durante e após emergências globais de saúde.

Em resposta à situação atual, o ACNUR seguiu as orientações da OMS e identificou várias atividades de prevenção e resposta à COVID-19. Estamos apoiando a resposta dos países que acolhem refugiados com ações de prevenção e controle, acesso à informação e envolvimento da comunidade, monitoramento, investigação de casos suspeitos e treinamento e proteção e advocacy. Também doamos material médico e equipamentos hospitalares para países que mais precisam.