Me Chamo Paz

ME CHAMO PAZ

 

Conheça a jornada que milhões de mulheres,

crianças e homens enfrentam em busca

de segurança.


Apresentamos a Salam, uma robô virtual de uma personagem refugiada síria, que significa paz em árabe. A iniciativa é uma parceria entre o ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, e o Facebook.

Convidamos você a conversar com a Salam e conhecer a dor de ser forçado a deixar sua casa, sua família e suas raízes rumo ao desconhecido, sem perder a esperança.


 

Toda história tem um começo.

Este, é forçado.

Toda história tem um começo.

Este, é forçado.

A cada três segundos, alguém, em algum lugar no mundo, é obrigado a deixar sua casa por conta de guerras, conflitos e perseguições. Dados do ACNUR indicam que mais de 68,5 milhões de pessoas no mundo encontram-se fora dos seus locais de origem.

Síria:

sete anos de crise

Síria:

sete anos de crise

Na Síria, desde 2011, 12 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas e fugir por conta da guerra.  Isso significa que mais da metade da população foi forçada a deixar sua casa, sendo que seis milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Síria.

Graças às doações de pessoas como você, o ACNUR está fazendo o possível para que as famílias sírias consigam seguir em frente e reconstruir suas vidas.

As notícias sobre a crise da Síria geralmente não revelam os desafios atuais das famílias obrigadas a fugir. Hoje, mais de 5,5 milhões de refugiados sírios vivem no exílio na região, enfrentando condições cada vez mais desesperadoras. A maioria vive abaixo da linha de pobreza, às vezes lutando para alimentar e abrigar suas famílias, paralisadas pelo aumento de dívidas à medida que tentam suprir suas necessidades básicas. Mulheres e crianças representam aproximadamente 70% dos refugiados que mais precisam de assistência.

Histórias de vida são histórias de resiliência.

Histórias de vida são histórias de resiliência.

Contra todas as probabilidades, os sírios são sobreviventes. Em meio à violência, encontramos inúmeras histórias de resiliência de crianças, homens e mulheres que enfrentaram graves violações de direitos humanos e buscam uma oportunidade de reconstruir suas vidas.

Imagine ter sobrevivido um conflito mortal apenas para depois ser incapaz de atender às necessidades mais básicas de sua família. Ajudar os sírios deslocados a ter a oportunidade de trabalhar e atender a essas necessidades é uma parte fundamental para capacitá-los a reconstruir suas vidas com dignidade.

 

DOE AGORA

Por todo o mundo, as famílias sírias continuam a demonstrar sua coragem e resiliência. Elas precisam do nosso apoio para reconstruir suas vidas com esperança e dignidade.

 

 

A esperança de recomeçar.

 

 

 

 

A esperança de recomeçar.

 

 

“O que eu sinto mais falta é da minha casa. Não consegui salvar nada, deixei tudo como estava. Na última vez que consegui voltar meu passarinho ainda estava vivo, dentro da gaiola, no mesmo lugar em cima da geladeira onde havia deixado quando fugimos um mês antes. Coloquei ele em um potinho e levei comigo. Foi a coisa mais importante que peguei.”

Salsabil Matouk, refugiada síria vivendo em São Paulo.

No Brasil, o ACNUR apoia cursos de português, revalidação de diploma e auxilia o processo de solicitação de refúgio através de parceiros locais. Atuamos para que as famílias se integrem e tenham a chance de viver em melhores condições.

O refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro e pode obter documentos, trabalhar, estudar e exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país. O Brasil é internacionalmente reconhecido como um país acolhedor. Entretanto, aqui, pessoas refugiadas também encontram dificuldades para se integrar à sociedade brasileira.

O ACNUR atua na emergência da Síria desde o começo. Somos a principal agência da ONU em proteção, abrigo, serviços comunitários e distribuição de itens essenciais dentro da Síria. Mas não é só isso: estamos ao lado dos refugiados em todos os passos da sua jornada. 

Seja um doador do ACNUR e ajude famílias sírias refugiadas a reconstruírem suas vidas. E seus sonhos.