Oriente Médio e Norte da África

Os sírios constituem a maior população de refugiados do mundo sob o mandato do ACNUR. Os países vizinhos e as comunidades que os acolhem continuam a acomodar generosamente mais de cinco milhões deles, sobrecarregando seus próprios serviços básicos.

Prestar assistência às comunidades refugiadas e de acolhimento e colaborar com melhorias na coesão social e na coexistência pacífica, continuará a ser essencial para o ACNUR. Com mais de dez milhões de deslocados internos na região, responder aos deslocamentos contínuos e prolongados no Iraque, Síria e Iêmen também será uma prioridade.

O ACNUR também manterá sua resposta às consequências dramáticas desencadeadas pelos movimentos de deslocamento na região, enquanto trabalha para aliviar algumas causas desses fluxos. À medida que a rota central do Mediterrâneo continua a ser a principal para se chegar à Europa (Itália), saindo da Líbia, o ACNUR está aumentando a sua presença operacional na Líbia para atender às necessidades dos deslocados internos e dos refugiados que sofrem graves abusos e vivem em condições extremas.

Além de fortalecer a coordenação e a resposta aos deslocados, as prioridades do ACNUR no Oriente Médio e Norte da África em 2018 incluem fornecer proteção, apoiar o acesso ao refúgio e expandir as oportunidades para encontrar soluções duradouras para pessoas de interesse.