Outras Referências

Recursos para educadores

Com o deslocamento forçado atingindo níveis históricos, as escolas de todo o mundo estão recebendo um número cada vez maior de crianças refugiadas. Esclarecer o significado do deslocamento forçado e suas complexidades torna-se um desafio para muitos professores.

Com o tema do refúgio presente constantemente nas manchetes dos meios de comunicação, explicar a situação dos refugiados e dos migrantes para crianças e adolescentes tornou-se parte do trabalho diário de muitos educadores. Além disso, treinamento e orientação para professores com alunos refugiados em suas salas de aula nem sempre são baseados nas melhores práticas e nem sempre estão facilmente disponíveis.

O ACNUR oferece recursos para ajudar os professores a criar um ambiente acolhedor para alunos refugiados e para ajudá-los a explicar o significado de termos como refugiado, migração e apatridia para crianças e jovens.

Clique aqui para assistir às animações da série “As Palavras Importam” (disponível em inglês).

 

Refworld

O portal RefWorld reúne uma ampla gama de informações, relatórios, documentos de pesquisa, manuais sobre o tema do refúgio, bem como os principais tratados e acordos internacionais, legislação nacional relativa ao mandato do ACNUR e jurisprudência dos tribunais internacionais, regionais e nacionais.

Todo o conteúdo é cuidadosamente selecionado pelo ACNUR e por fontes internacionais, governamentais e não governamentais amplamente reconhecidas por seu trabalho envolvendo questões relevantes para a determinação e proteção do status de refugiados.