Alto Comissário

Grandi nasceu em Milão, Itália, em 1957, e há mais de 30 anos está envolvido em trabalhos humanitários e na causa do refúgio. Entre 2010 e 2014, Grandi foi Comissário Geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, em inglês), tendo atuado anteriormente como Vice-Comissário Geral desde 2005. Ele também foi Vice- Representante Oficial do Secretário Geral da ONU no Afeganistão. Já trabalhou em ONGs e no ACNUR na África, Ásia, Oriente Médio e na sede, em Genebra.

Grandi é formado em História Moderna pela Universidade de Milão, licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e possui um doutorado honorário pela Universidade de Coventry, na Inglaterra.

António Guterres, atual Secretário Geral da ONU e último Alto Comissário do ACNUR entre 2005 e 2015, afirmou que “O Sr. Grandi é um líder altamente respeitado, com uma rica experiência internacional sobre refúgio […] Dado o tamanho e a urgência da crise atual de refugiados, com 60 milhões de pessoas desalojadas devido a conflitos e perseguições, alguém com as suas habilidades e vasto conhecimento sobre deslocamento forçado será de grande benefício para o ACNUR e para as pessoas que devem ser protegidas e assistidas”, ressaltou.