Rio Grande do Sul, Brasil

O maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul provocou inundações que afetaram mais de 2 milhões de pessoas e forçaram milhares de pessoas a deixarem suas casas, das quais mais de 55 mil estão em abrigos.

O ACNUR está em ação para ajudar todas as pessoas que precisam, além de atuar para que as cerca de 43 mil pessoas refugiadas e outras pessoas em necessidade de proteção internacional no estado sejam também tratadas como prioridade nos planos de resposta humanitária. Muitas delas viviam nas áreas mais impactadas pelas águas.

DOAR AGORA

2 milhões

de pessoas afetadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul

581 mil

pessoas forçadas a se deslocar

43 mil

pessoas refugiadas e outras em necessidade de proteção internacional estão no Rio Grande do Sul

Última atualização em 27 de maio de 2024

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

O ACNUR apoia a resposta a essa catástrofe climática ajudando a população afetada com relação a necessidades emergenciais e a reconstrução das comunidades. A resposta emergencial inclui a distribuição de itens de necessidade básica para brasileiros e refugiados, incluindo colchões, cobertores e kits de higiene; além de ajuda financeira para famílias refugiadas. Com foco na reconstrução, provemos apoio psicossocial e apoios para recuperação econômica.

O ACNUR está contribuindo com parceiros locais e autoridades responsáveis pela ajuda humanitária em apoio à resposta nacional. Também estamos buscando apoio do setor privado para contribuir com a assistência às pessoas afetadas.

Além da emergência climática atual no Rio Grande do Sul, o ACNUR já atuou recentemente em outras crises relacionadas ao clima no Brasil, em estados como Acre, Bahia e Manaus. O ACNUR segue trabalhando em estreita colaboração com governos, sociedade civil, setor privado e as populações forçadas a se deslocar para agir durante crises como essa.

Como ajudar

O trabalho do ACNUR é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto das iniciativas do ACNUR na população do Rio Grande do Sul.

Empresas devem entrar em contato com o ACNUR pelo botão abaixo:

SEJA UM PARCEIRO CORPORATIVO DO ACNUR

E qualquer pessoa pode contribuir com qualquer valor pelo botão abaixo:

DOAR AGORA

 

Você também pode doar por PIX: [email protected]


A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, afetada por enchentes