Iniciativa inovadora contribui para o aprimoramento de profissionais em situação de refúgio no Brasil

Projeto Caleidoscópio, lançado em São Paulo, integra executivos do mercado em oficinas que têm como foco a capacitação em governança corporativa de refugiados de diferentes nacionalidades e sólida atuação profissional.

SÃO PAULO, 17 de outubro de 2017 (ACNUR) – Estar refugiado representa ter sido forçado a abandonar seu país de origem em busca de proteção internacional. Ainda que se tenha deixado para trás laços sociais e afetivos, a pessoa em situação de refúgio chega ao novo destino com todo o conhecimento, experiência e talento para reconstruir a sua vida, sendo o acesso ao trabalho um elemento fundamental para sua integração.

Para possibilitar que refugiados com ampla experiência profissional e notória formação acadêmica tenham acesso a oportunidades de trabalho condizentes com suas pretensões, o Instituto Yiesia lançou no Brasil o Projeto Caleidoscópio, com o apoio do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, e do Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR).

Com metodologia inovadora e participativa, baseada na Teoria U de Otto Scharmer, o Projeto Caleidoscópio promove encontros e trocas de experiências entre renomados profissionais do mercado brasileiros e pessoas refugiadas com sólidos conhecimentos.

"O objetivo desse projeto é contribuir para a reintegração desses profissionais ao mercado formal de trabalho nas respectivas áreas originais de atuação. Todos têm pós-graduação em seus currículos e experiência corporativa nos seus países de origem, o que contribui para debates produtivos e de caráter inovadores que são muito necessários aos desafios da nova economia”, disse Ana Paula Candeloro, coordenadora do projeto e que também é executiva, professora e escritora.

Foram selecionados 15 refugiados com excelente formação acadêmica e relevante experiência corporativa para participarem do curso “Gestão Integrativa de Negócios: uma visão multifocada e inclusiva para a gestão de pessoas e empresas no cenário contemporâneo”. O curso está dividido em seis módulos, com duração total de 88 horas, sendo ministrado por professores de universidades renomadas e executivos de destaque no mundo corporativo.