Em março de 2022, o ACNUR ampliou sua operação humanitária na Ucrânia e seus esforços para captar recursos em apoio a pessoas forçadas a se deslocar dentro do país e em países vizinhos.

As necessidades de apoio crescem a cada momento, e o ACNUR faz um apelo a indivíduos e corporações no Brasil para que demonstrem sua solidariedade e ajudem a salvar a vida de milhares de homens, mulheres e crianças deslocadas.

DOAR AGORA

Mais de 7,8 milhões

de refugiados ucranianos chegaram até a Europa, sendo grande parte de mulheres e crianças

Mais de 15 milhões

de movimentos de fronteira

6,5 milhões 

de pessoas deslocadas dentro do país

Última atualização em janeiro de 2023 – Visite o Portal de Dados para obter mais estatísticas

“Por trás dos números está um sofrimento inimaginável que só cresce à medida que as necessidades humanitárias aumentam.”

– Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

O ACNUR segue na linha de frente para fornecer assistência às pessoas mais vulneráveis, distribuição de alimentos e água, cuidados de saúde, serviços de educação, abrigamento emergencial e reconstrução de casas danificadas. Nossas equipes também estão apoiando as autoridades dos países vizinhos para que mantenham o funcionamento dos centros de recepção para as pessoas que chegam, com atenção especial à prevenção da violência de gênero.

A situação na Ucrânia e nas regiões de fronteira

Um mês depois do início da guerra na Ucrânia, 10 milhões de pessoas já fugiram. Milhões cruzaram a fronteira em busca de segurança em países vizinhos, enquanto outras permanecem no país.

O ACNUR está liderando a resposta humanitária em toda a região e fornecendo ajuda para salvar vidas de civis inocentes. Graças aos níveis de apoio sem precedentes dos brasileiros e da comunidade global, o ACNUR segue atuando e, até o momento:

  • Apoiamos 4 milhões de pessoas dentro da Ucrânia com assistência emergencial, incluindo 1,6 milhão com kits de emergência e 987 mil pessoas com assistência financeira.
  • Oferecemos assistência financeira para mais de 476 mil pessoas na Bulgária, Moldávia, Polônia, Romênia e Eslováquia.
  • 273 mil pessoas receberam assistência legal, psicológica e social em 39 pontos de atuação do ACNUR em oito países.

Como o número de refugiados continua aumentando, precisamos urgentemente de mais ajuda. A sua doação tem o poder de fazer a diferença. Você pode fornecer uma lâmpada solar para uma família em um bunker, um cobertor para uma criança que espera um trem ou uma sessão de aconselhamento para um refugiado que passou pelo trauma da guerra.

Como ajudar

O trabalho do ACNUR de proteção às pessoas refugiadas é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR na população vinda da Ucrânia em necessidade de proteção.

Empresas devem entrar em contato com o ACNUR pelo e-mail [email protected].

No Brasil, é possível contribuir com qualquer valor pelo site doar.acnur.org/ucrania.

DOAR AGORA


Informações em tempo real

O ACNUR lançou um portal de dados com atualização diária sobre a situação da Ucrânia, que rastreia os movimentos de pessoas forçadas a fugir. Os números incluem todas as chegadas, independentemente da nacionalidade, reforçando o apelo do ACNUR por acesso à segurança para todos. Acesse o portal para acompanhar  a situação em tempo real.

Imprensa

Aqui você encontra depoimentos de porta-vozes do ACNUR sobre o contexto da Ucrânia: