Afeganistão

A resposta humanitária do ACNUR no Afeganistão continua

A situação humanitária no Afeganistão deteriorou-se em 2021, com consequências agudas para os grupos mais vulneráveis entre a população. Cerca de 3,5 milhões de pessoas estão deslocadas devido ao conflito e muitas crianças estão fora da escola. Há 5,7 milhões de pessoas refugiadas do Afeganistão, sendo 5,1 milhões somente no Irã e no Paquistão.

O sistema de saúde está em colapso, os direitos fundamentais de mulheres e meninas estão ameaçados, agricultores e pastores estão lutando em meio à crise climática e a economia está em queda livre.

O conflito diminuiu, mas a violência, o medo e a privação continuam a deslocar os afegãos através das fronteiras, principalmente rumo ao Irã e Paquistão. 24 milhões de pessoas no Afeganistão e 5,7 milhões de pessoas afegãs em cinco países vizinhos estão em necessidade de assistência humanitária.

O que o ACNUR tem feito no Afeganistão para ajudar?

Assistência emergencial prestada pelo ACNUR em 2021 e 2022:

  • 5,9 milhões de pessoas receberam apoio do ACNUR.
  • Atuação em todas as 34 províncias do país.
  • 1,2 milhão de pessoas receberam auxílio em dinheiro.
  • 400 pessoas foram beneficiadas por meio de doações de itens e outras assistências individuais.
  • 4,1 milhões de pessoas foram beneficiadas por meio de intervenções comunitárias.

 

Mais de 10 mil refugiados do Afeganistão chegaram ao Brasil

Essas pessoas tiveram que mudar de direção para sobreviver e encontraram no Brasil a oportunidade de continuarem a escrever suas histórias graças ao visto humanitário.

Mudar de direção, idioma e cultura envolve muitos desafios. E você pode apoiar esse recomeço.

O que o ACNUR tem feito no Brasil para proteger as pessoas refugiadas do Afeganistão?

O ACNUR e seus parceiros têm oferecido apoio gratuito em diversos temas, como acesso à informação no idioma dos afegãos e orientação sobre documentação, moradia, cursos de português e preparação para postos de trabalho, assim como realiza o referenciamento para serviços públicos de saúde e educação, entre outros. Desde setembro de 2021, as organizações parceiras do ACNUR já atenderam mais de 1700 pessoas afegãs (cerca de 770 grupos familiares).

Entre os serviços oferecidos pelo ACNUR e organizações parcerias estão:

  • Assistência legal e atendimento em pré-documentação para quase 600 pessoas. Abertura de um centro de acolhida com 40 vagas em Poá, na região metropolitana de São Paulo, com a provisão de alimentação e cuidados de saúde.
  • Contratação de equipe técnica gestora de abrigo para 30 pessoas em Guarulhos, em parceria com o município, possibilitando a abertura desse equipamento.
  • Distribuição de itens essenciais não alimentares e de necessidade básica, como cobertores e kits de higiene.
  • Contratação de oito mediadores culturais de nacionalidade afegã para atuar no Posto Humanizado e em abrigos públicos, apoiando a população afegã com informações sobre o contexto local, direitos, deveres e serviços existentes no país.
  • Contratação de curso de português específico para a população afegã, sendo ministrado in loco em três abrigos diferentes.
  • Apoio técnico e informativo aos abrigos públicos destinados para essa população, com informações sobre documentação e gestão de abrigos.

Como ajudar?

O trabalho do ACNUR de proteção às pessoas refugiadas é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR na vida da população afegã em necessidade de proteção.

DOAR AGORA