Afeganistão

Entre os deslocados internos, o Afeganistão ocupava globalmente a sexta posição, tendo quase 3 milhões de pessoas que tiveram que deixar suas casas e ainda permanecem dentro do próprio país. Cerca de 65% da população deslocada interna e refugiada do Afeganistão são crianças e jovens. Das cerca de 500 mil pessoas afegãs forçadas a abandonar suas casas desde o início de 2021, aproximadamente 80% das são mulheres e crianças.

A Agência da ONU para Refugiados continua preocupada com o risco de violações dos direitos humanos contra civis neste contexto em evolução e segue trabalhando no país. Desde o início deste ano, o ACNUR prestou assistência emergencial a 230 mil pessoas, incluindo auxílio em dinheiro, kits de abrigo, apoio de higiene e outros itens essenciais de socorro.

Cerca de 200 profissionais do ACNUR, tanto nacionais quanto internacionais, permanecem em território afegão. Continuamos a trabalhar com 18 parceiros não governamentais locais, com cerca de 900 funcionários em todo o país para salvar vidas e garantir a proteção e os direitos da população afegã como um todo.

Conteúdos audiovisuais

O ACNUR pede aos países vizinhos do Afeganistão que mantenham suas fronteiras abertas para um potencial fluxo de pessoas que requerem proteção internacional.

O ACNUR saúda os esforços de vários estados para proteger cidadãos afegãos em risco por meio de programas bilaterais de evacuação. Entretanto, esses programas não substituem a necessidade de uma resposta humanitária internacional urgente e mais ampla.

Aqui você encontra depoimentos de porta-vozes do ACNUR sobre o contexto do Afeganistão e um áudio gravado pelo ACNUR do refugiado afegão Jabir, que vive em São Paulo desde 2014 e relata a situação de seus familiares em Cabul.

Como ajudar

O trabalho do ACNUR de proteção às pessoas refugiadas é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. No Brasil, é possível contribuir com qualquer valor pelo site doar.acnur.org/afeganistao. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR na vida da população afegã em necessidade de proteção.

DOAR AGORA