Síria

Após 13 anos de crise, a vida é mais difícil do que nunca para os deslocados sírios. Desde 2011, milhões de sírios foram forçados a fugir de suas casas e buscaram segurança em países como o Líbano, Turquia, Jordânia e além. Enquanto a crise continua, a esperança está se esvaindo. Com o impacto devastador da pandemia e o aumento da pobreza, todos os dias é uma emergência para os sírios forçados a fugir.

DOAR AGORA

13,5 milhões pessoas precisam de assistência humanitária e de proteção na Síria

6,9 milhões estão deslocadas dentro da Síria

6,6 milhões de refugiados sírios em todo o mundo, dos quais 5,6 milhões hospedados em países próximos à Síria

ACNUR/Houssam Hariri

Milhões de sírios escaparam através das fronteiras, naquela que se tornou a maior crise de refugiados do mundo em décadas.

13 anos após o início dos conflitos na Síria, mais de 13,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar tudo para trás. Mais de 6,6 milhões cruzaram fronteiras para escapar das bombas e balas que devastaram suas casas e precisam do seu apoio para recomeçar.

A Turquia abriga o maior número de refugiados sírios registrados – atualmente mais de 3,7 milhões.

A grande maioria dos refugiados sírios nos países vizinhos vive em áreas urbanas, com apenas 1 em cada 20 acomodado em um campo de refugiados em 2021. Em todos os países vizinhos, a vida é uma luta diária para mais de um milhão de refugiados sírios, que têm pouco ou nenhum recurso financeiro.

Muitos perderam o emprego desde o início da pandemia COVID-19. No Líbano, em 2021, nove em cada dez refugiados viviam em extrema pobreza. Não há campos de refugiados formais e, como resultado, os sírios estão espalhados por comunidades e locais urbanos e rurais, muitas vezes compartilhando pequenos alojamentos básicos com outras famílias de refugiados em condições de superlotação.

“Sentimos que talvez fosse a nossa vez de morrer. Então decidimos partir”

Sahar, 25 anos, refugiado sírio no Líbano

Na Jordânia, mais de 670.000 homens, mulheres e crianças estão atualmente presos no exílio. Em 2021, aproximadamente 80 por cento deles viviam fora dos campos, enquanto 128.000 encontraram refúgio em campos de refugiados como Za’atari e Azraq.

Muitos chegaram com recursos limitados para cobrir até mesmo as necessidades básicas, e aqueles que no início podiam contar com economias ou apoio de famílias anfitriãs agora precisam cada vez mais de ajuda. Na Jordânia, cerca de quatro em cada cinco refugiados sírios (cerca de 80 por cento) viviam abaixo da linha de pobreza nacional mesmo antes da pandemia, sobrevivendo com cerca de US $ 3 por dia

O Iraque também é o principal país anfitrião para os sírios, com cerca de 256.000 refugiados registrados, enquanto no Egito o ACNUR fornece proteção e assistência a mais de 138.000.

Mas, embora a vida no exílio possa ser difícil, para os sírios que ainda vivem em casa também é extremamente desafiadora.

 

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

Oferecemos ajuda humanitária que salva vidas para refugiados sírios, ajudando os mais vulneráveis ​​com dinheiro para remédios e outras necessidades básicas, fogões e combustível para aquecimento, isolamento para tendas, cobertores térmicos e roupas de inverno. Também ajudamos refugiados com acesso a água potável e saneamento. Para aqueles que foram deslocados, mas permanecem na Síria, fornecemos kits de abrigo e itens não alimentares, bem como serviços de proteção e apoio psicossocial.

Durante a pandemia COVID-19, o ACNUR apoiou hospitais e outras estruturas de saúde em áreas onde vivem refugiados. Também forneceu subsídios em dinheiro de emergência para aqueles que foram duramente atingidos pelo aumento da pobreza durante a pandemia e muitas vezes não conseguiam pagar o aluguel e as roupas ou colocar comida na mesa.

Para garantir uma resposta coordenada nos principais países de acolhimento de refugiados, o ACNUR co-lidera o Plano Regional para Refugiados e Resiliência (3RP) para 2021.

Em 2021, os 270 parceiros do plano visavam apoiar mais de 10 milhões de pessoas – incluindo mais de 5,5 milhões de refugiados sírios e 4,8 milhões de membros de suas comunidades anfitriãs.

Os fundos necessários para 2021 foram usados ​​para atender às necessidades mais urgentes, entre elas, por exemplo, a cobertura de mensalidades escolares para crianças e jovens, alimentação e assistência em dinheiro, acesso a cuidados básicos de saúde e tratamento hospitalar para centenas de milhares de pessoas e meios de subsistência. Além disso, eles ajudaram a lidar com os riscos de proteção mais comuns, como a violência de gênero. Muitos dos fundos também foram usados ​​para fortalecer os sistemas nacionais e locais e sua capacidade de prestar serviços às comunidades anfitriãs e aos refugiados que vivem lado a lado.

O 3RP complementa o Plano de Resposta Humanitária, que cobre a ação humanitária dentro da Síria.

Com o apoio de pessoas como você, o ACNUR é capaz de fornecer abrigo, alimentação, educação, assistência médica e esperança a refugiados sírios em todo o mundo, mas as necessidades humanitárias na Síria são maiores do que nunca.

 

Você pode salvar e transformar a vida de refugiados sírios. Faça uma doação agora!