Nesta 4ª, Equipe de Atletas Refugiados disputa judô e natação na Rio 2016

Os judocas congoleses Yolande Mabika e Popole Misenga estreiam amanhã (10/08) nos tatames da Rio 2016 como integrantes da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados.

Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2016 (ACNUR) – Os judocas congoleses Yolande Mabika e Popole Misenga estreiam amanhã (10/08) nos tatames da Rio 2016 como integrantes da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados. Os atletas participarão das categorias 70kg feminino e 90 kg masculino, respectivamente, a partir das 10hs, na Arena Carioca do Parque Olímpico (Barra da Tijuca). E no Parque Aquático da Barra, a nadadora síria Yusra Mardini participa dos 100 metros estilo livre, a partir das 13hs.

A Equipe Olímpica de Atletas Refugiados é uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional que conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). As duas organizações atuam juntas há mais de 20 anos, promovendo os esportes como uma ferramenta de desenvolvimento e bem-estar dos refugiados, particularmente em relação às crianças.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, dez refugiados de quatro diferentes países integram a inédita Equipe Olímpica de Atletas Refugiados, sendo dois nadadores sírios, dois judocas da República Democrática do Congo e seis corredores africanos – um da Etiópia, maratonista, e cinco do Sudão do Sul. Todos eles deixaram seus países devido a conflitos, perseguições e violações dos direitos humanos, e encontraram refúgio na Alemanha, Bélgica, Brasil, Luxemburgo e  Quênia.

Yusra e o nadador sírio Ramis Anis já fizeram sua estréia nos Jogos Rio 2016 nesta semana. Nesta sexta-feira, os refugiados sul-sudaneses correrão nas pistas do Estádio Olímpico, disputando as provas de 400, 800 e 1.500 metros.

Fotos e vídeos do ACNUR sobre a participação da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados nos Jogos Rio2016 estão disponíveis no site http://media.unhcr.org. A cobertura do ACNUR está sendo divulgada nos sites www.acnur.org.br e www.unhcr.org e em oturos canais.

– Pelos blogs: http://goo.gl/A16MvO  

– Facebook: www.facebook.com/AcnurAmericas / www.facebook.com/teamrefugees

– Twitter: https://twitter.com/ACNURBrasil / https://twitter.com/TeamRefugees

– Youtube: www.youtube.com/user/AcnurLasAmericas / www.youtube.com/user/unhcr

Para mais informações sobre o ACNUR e a participação dos atletas refugiados, favor contatar:

Luiz Fernando Godinho: [email protected]  – (61) 9.8187.0978

Miguel Pachioni: [email protected] – (61) 9.8117.5641