ACNUR e Twitter lançam campanha global para #TecerFuturos melhores para refugiados no inverno

Em parceria com a organização inglesa Kniterate, a campanha visa conscientizar e arrecadas fundos para impactar positivamente milhares de refugiados que enfrentam invernos rigorosos no norte global

O ACNUR fornece toucas, luvas, cobertores térmicos, abrigo e roupas de frio para quem está enfrentando temperaturas extremas © UNHCR/Hannah Maule-ffinch

Brasília, 4 de outubro de 2019 – Um retuite no Brasil que pode fazer a diferença na Síria. É por isso que a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com o Twitter e a Kniterate lançam hoje a etapa brasileira de uma campanha global de ação coletiva para ressaltar uma importante questão em que os refugiados enfrentam anualmente: sobreviver aos invernos rigorosos do norte global.

O objetivo é conseguir a maior quantidade possíveis de RTs (retuites) a partir da conta do ACNUR Brasil no Twitter. A plataforma será utilizada para amplificar mensagens que inspirem as pessoas a agir e fazer a diferença por meio de doações que irão impactar positivamente a vida de pessoas refugiadas antes do início do inverno no hemisfério norte.

O ACNUR fornece toucas, luvas, cobertores térmicos, abrigo e roupas de frio para quem está enfrentando temperaturas extremas. Faça uma doação e nos ajude a manter famílias refugiadas aquecidas durante o inverno!

Por meio de uma parceria com a Kniterate, empresa sediada em Londres, a campanha inovadora irá incorporar o nome de 500 usuários em um enorme cachecol solidário. Para isso, será utilizada uma máquina de tricô digital da Kniterate –  e os usuários poderão acompanhar o tricô em tempo real por meio de uma transmissão ao vivo no Twitter.

Até o final de novembro de 2019, a campanha será lançada em diversos países e regiões. Para tricotar a primeira parte do cachecol ao vivo no Twitter, a conta global do ACNUR no Twitter, @Refugees, publicou um vídeo pedindo às pessoas que se engajassem até que o tuíte alcançasse a marca de 2.500 RTs.

Parte dos recursos financeiros levantados pelo ACNUR são direcionados para responder emergências em zonas frias e garantir que famílias em situação de vulnerabilidade recebam apoio adequado antes da chegada do frio. Estima-se que 1,3 milhão de refugiados sírios precisam urgentemente de ajuda humanitária essencial no inverno – cujos custos totalizam 96 milhões de dólares.

“Em diversos países, muitos refugiados são obrigados a fugir das guerras para sobreviver, mas não conseguem escapar do inverno que ameaça suas vidas. As temperaturas onde eles estão podem chegar a -12 graus! É muito importante que eles recebam itens básicos de sobrevivência”, afirmou o Representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas.

“Nosso programa global Twitter for Good (Twitter para o Bem) visa divulgar o poder do Twitter em colaboração com organizações e instituições de caridade em todo o mundo”, afirmou George Salama, Chefe de políticas públicas do Twitter, sobre o lançamento da campanha. “Hoje, fizemos uma parceria com o ACNUR para promover uma conversa pública saudável na plataforma, a fim de destacar as dificuldades dos refugiados durante o inverno,” completou.

Com conclusão prevista para 30 de novembro de 2019, os resultados da campanha serão compartilhados durante a Cúpula Global de Refugiados em Genebra.

 

Sobre o ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) trabalha para garantir que todas as pessoas forçadas a fugir de violência, perseguição, guerra ou violações de direitos humanos tenham o direito de obter refúgio e encontrar proteção. Desde 1950, trabalhamos em diversas crises em vários continentes e prestamos assistência vital a refugiados, solicitantes de refúgio, pessoas deslocadas internamente e apátridas. Ajudamos a salvar vidas e a construir futuros melhores para mais de 70 milhões em todo o mundo.

Sobre o Twitter

O Twitter é o que está acontecendo no mundo e o que as pessoas estão falando agora. De notícias e entretenimento a esportes, política e interesses cotidianos, veja todos os lados da história. Participe da conversa aberta. Assista a eventos de transmissão ao vivo. Disponível em mais de 40 idiomas em todo o mundo, o serviço pode ser acessado via twitter.com, em dispositivos móveis e SMS. Para obter mais informações, visite about.twitter.com, siga @Twitter e faça o download dos aplicativos Twitter e Periscope em twitter.com/download e periscope.tv.

Para mais informações sobre o Twitter no Brasil, siga @TwitterBrasil, @MomentsBrasil. Visite nosso blog em blog.twitter.com.

Para baixar o logo mais recente do Twitter, visite brand.twitter.com.

Sobre a Kniterate

Kniterate é uma criação de Gerard Rubio, que há 4 anos iniciou o OpenKnit, uma máquina de tricô de software livre. O projeto se tornou viral graças ao seu vídeo “Made In The Neighbourhood”. No outono de 2015, foi selecionada para fazer parte do HAX, o primeiro e maior acelerador de hardware, em Shenzhen, China. Depois de mostrar seu protótipo HAX em Maker Faire Bay, eles formaram uma parceria com um fabricante de máquinas de tricô industrial, morando na fábrica no verão de 2016. Desde então, eles vêm trabalhando com designers de Londres para criar amostras que mostram o potencial da Kniterate.