Sudão do Sul

Desde dezembro de 2013, o conflito brutal no Sudão do Sul custou milhares de vidas e expulsou quase quatro milhões de pessoas de suas casas.

Embora muitos permaneçam na condição de deslocados internos, mais de dois milhões de pessoas foram forçadas a fugir para países vizinhos em uma tentativa desesperada de buscar segurança.

DOAR AGORA

Mais de 2,2 Milhões refugiados e solicitantes de asilo do Sudão do Sul na região

 

 

 

 

 

Mais estatísticas

Dados de 31 de julho de 2020

ACNUR/Petterik Wiggers

A situação no Sudão do Sul e nos países vizinhos rapidamente se transformou em uma emergência humanitária. Embora estejamos fazendo tudo ao nosso alcance para oferecer ajuda e proteção para salvar vidas mesmo com recursos limitados, o deslocamento na região deverá crescer até que uma solução política seja encontrada.

“Preciso de cobertores. Está frio à noite e não quero que meus filhos fiquem doentes”.

Rebecca Barnaba, 23 anos, mãe no campo de Doro

A maioria dos refugiados são mulheres e crianças, muitas das quais cruzam a fronteira sozinhas. Muitas vezes, chegam fracas e desnutridas. Durante a estação chuvosa, suas necessidades são agravadas em consequência de inundações, escassez de alimentos e doenças.

No Sudão do Sul, cerca de dois milhões de pessoas são deslocados internos, enquanto no exterior há mais de dois milhões de refugiados sul-sudaneses, principalmente na Etiópia, Sudão e Uganda. Muitos temem um ataque iminente ou a insegurança alimentar. Atualmente, Uganda acolhe a maioria dos refugiados sul-sudaneses e já recebeu mais de um milhão deles.

“Este conflito deve terminar e o mundo deve se reunir para apoiar os milhões que foram forçados a fugir de suas casas no Sudão do Sul”.

Arnauld Akodjenou, Coordenador Regional de Refugiados e Conselheiro Especial sobre a situação do Sudão do Sul

À medida que a instabilidade e a violência no Sudão do Sul continuam, aqueles que foram forçados a fugir precisam urgentemente de proteção, abrigo e assistência médica. O ACNUR está tentando restaurar a esperança de milhares de pessoas que foram deslocadas a força. No entanto, sem mais financiamento e apoio, teremos dificuldade em fornecer até mesmo a assistência mais básica.

O ACNUR está pedindo US $ 2,7 bilhões para atender às necessidades humanitárias que salvam vidas dos refugiados do Sudão do Sul em 2019 e 2020. Em 2018, o ACNUR e seus parceiros receberam apenas 38% dos US $ 1,4 bilhão necessários para apoiar os refugiados do Sudão do Sul. Os suprimentos de educação, saúde e alimentação são gravemente subfinanciados, cobrando um grande tributo às mulheres e crianças, que representam 83% dos refugiados.

“A escala de deslocamento dentro e fora do país é simplesmente inacreditável”, afirma Arnauld Akodjenou, Coordenador Regional de Refugiados e Conselheiro Especial sobre a Situação do Sudão do Sul. “Estou impressionado com a resiliência dos milhões de refugiados e deslocados internos do Sudão do Sul. Mas depois de tantos anos, os sul-sudaneses estão dizendo ‘basta’. O conflito deve terminar, a resposta humanitária deve ser incrementada e todos nós temos a responsabilidade de fazer tudo o que pudermos para apoiar as crianças, mulheres e homens do Sudão do Sul que foram forçados a fugir de suas casas”.