Podcast Refúgio em Pauta


Refúgio em Pauta – Episódio 07: O papel de comitês e conselhos públicos na integração de pessoas refugiadas

No sétimo episódio, o tema em debate é sobre sobre o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas em nível local, onde a estruturação e atuação de conselhos, comitês, conferências e demais fóruns consultivos e deliberativos são elementos fundamentais para propor e acompanhar, de forma plural e participativa, a promoção de direitos e soluções de integração que contemplem as especificidades das populações refugiadas, migrantes e apátridas.

 


Refúgio em Pauta – Episódio 06:  O deslocamento forçado de pessoas em decorrência das mudanças climáticas

No sexto episódio do Refúgio em Pauta, o tema em debate reflete uma realidade global: o deslocamento de pessoas em razão das mudanças ambientais e da crise climática, cada vez mais associada a situações de conflitos armados. Como consequência, este contexto eleva a pobreza, amplia a instabilidade e alimenta tensões e competição por recursos, como afirmam os entrevistados deste episódio.

 


Refúgio em Pauta – Episódio 05: Gênero e deslocamento forçado

No quinto episódio do Refúgio em Pauta, o tema em debate é sobre a perspectiva de gênero no deslocamento forçado de pessoas. A abordagem do ACNUR tem enfoque na prevenção, na redução do risco da violência de gênero e no atendimento e proteção das vítimas. Para falar sobre este assunto, conversamos com Angélica Uribe, Oficial de Proteção do ACNUR em Boa Vista; apresentamos alguns recortes do projeto Aliança de Mulheres Migrantes, Apátridas e Refugiadas (AMMAR) e conversamos com Gabriela Pena, mulher venezuelana com deficiência que foi interiorizada para São Paulo.

 


Refúgio em Pauta – Episódio 04: Apatridia

No quarto episódio do Refúgio em Pauta, o tema em debate é sobre apatridia. O ACNUR estima que, em todo o mundo, haja mais de 4 milhões de pessoas sem qualquer nacionalidade ou cidadania, ou seja, apátridas. Na abertura do episódio, trazemos os motivos e dados estatísticos sobre a apatridia no mundo, conversando com uma profissional do ACNUR, agência da ONU que tem o mandato de proteger as pessoas apátridas. Na sequência, entrevistamos o coordenador geral do CONARE para saber dele sobre os avanços legais do Brasil neste delicado tema. E para fecharmos o episódio, traremos um relato pessoal, conversando com Maha Mamo, mulher que nasceu apátrida e apenas aos 30 anos conseguiu, no Brasil, sua nacionalidade.

 



Refúgio em Pauta – Episódio 03: Crianças refugiadas no Brasil

No terceiro episódio, o tema das crianças refugiadas é apresentado e discutido entre profissionais de ONGs parceiras do ACNUR e, logicamente, com as próprias crianças. No início apresentamos dados do ACNUR sobre essa delicada realidade e na sequência conversarmos a IKMR, ONG que trabalha no atendimento às crianças refugiadas. A conversa com elas, crianças refugiadas da República Democrática do Congo, Síria e Venezuela, é feita logo em seguida, fechando o diálogo com a psicóloga da Caritas São Paulo, que reflete sobre o contexto de acolhida das crianças.

 



Refúgio em Pauta – Episódio 02: Refugiados indígenas no Brasil

No segundo episódio, o tema dos refugiados indígenas venezuelano é debatido entre diferentes atores diretamente relacionados com a causa. No início apresentamos relatórios e estudos do ACNUR, seguido por uma entrevista com o ponto focal para questões indígenas. Na sequência, dialogamos com a DPU-MG para conhecer mais sobre as articulações e respostas do poder público e conversamos com uma liderança da etnia Warao sobre sua cultura, pensamentos e integração no Brasil.

 


Refúgio em Pauta – Episódio 01: Segurança alimentar em tempos de pandemia

No primeiro episódio, pelo viés da segurança alimentar, conheceremos mais sobre as atividades do ACNUR em Boa Vista. Na sequência, uma entrevista contextualiza a atuação da Caritas Rio de Janeiro no atendimento à população refugiada e conversamos com o casal empreendedor Carlos e Marifer, da Venezuela, sobre a realidade da chegada e adaptação em São Paulo.

 

Clique aqui para receber mais informações do ACNUR.


Ficha técnica:

Coordenação: ACNUR (Miguel Pachioni)

Produção: Produção: ACNUR (Miguel Pachioni e William Laureano); PUC-Minas (Prof. Duval Fernandes); UFPB (Profa. Andrea Pacífico); UFF (Profa. Gisele Almeida e Profa. Ângela Vasconcelos); UFMS (Lucas Alvarez e Prof. Cesar Augusto da Silva); UFPR (Renê Lopez e Profa. Tatyana Friedrich); UFU (Helloisa dos Santos, Joana D´arc e Profa. Marrielle Maia) e Carlos Escalona (jornalista venezuelano)

Edição de som: Agência Cobra Criada

Vozes das vinhetas: Leonardo Matumona (músico da República Democrática do Congo), Myria Tokmaji (artista e designer da Síria) e Óscar Mistage (músico da Venezuela)