Mudança climática e violência desencadeiam deslocamentos em Honduras

Com os furacões e outros eventos climáticos extremos se tornando cada vez mais poderosos e frequentes, um número crescente de pessoas precisa fugir de suas casas em Honduras

A mudança climática provavelmente trará condições climáticas mais extremas para a América Central. Aqui, uma forte chuva causa inundações em San Pedro Sula, Honduras. © ACNUR / Nicolò Filippo Rosso

Dois meses depois de dois furacões mortais terem inundado sua vizinhança, Elsa* finalmente reuniu coragem para verificar o estado de sua casa. Ela teve que atravessar correntezas até o pescoço apenas para chegar até a porta.


O que ela viu foi devastador: o bairro é uma área de alta criminalidade nos arredores de San Pedro Sula, em Honduras, onde gangues implacáveis ​​dominam as ruas. O local tinha sido coberto por uma camada tão espessa de lama que os telhados de zinco ondulado eram a única parte visível de muitas das casas.

Elsa e sua família fugiram da área quando o furacão Iota, uma tempestade de categoria 4 com ventos de 155 mph, atingiu a cidade em 18 de novembro de 2020, despejando até 63 milímetros de chuva no solo já saturado pelo outro furacão Eta, mais uma tempestade de categoria 4 que havia atingido as mesmas áreas em Honduras, Guatemala e Nicarágua menos de duas semanas antes. Eles marcaram o fim trágico de uma temporada recorde de furacões no Atlântico, com 30 tempestades nomeadas. 

30,7 milhões de deslocamentos foram registrado em 2020 devido a desastres naturais. Milhões de pessoas refugiadas vivem em áreas vulneráveis às mudanças climáticas, como inundações e tempestades. Doe hoje mesmo para ajudar. Amanhã já pode ser tarde demais.

“Eu nunca tinha experimentado nenhuma tempestade como essa”

No meio do aguaceiro que veio com o furacão Iota, as águas de um rio próximo transbordaram, inundando a vizinhança de Elsa e cobrindo muitas casas com lama pegajosa e espalhada por detritos. Outras casas também foram destruídas.

A família fugiu para um abrigo em um terreno mais alto, com as poucas roupas que conseguiram pegar ao sair. Mas, poucas horas depois, o aumento das águas também chegou ao abrigo, forçando a família a fugir mais uma vez.

Segundo dados oficiais, mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas pelos furacões Eta e Iota somente em Honduras. Elsa e sua família estavam entre as sortudas. Eles sobreviveram às duas tempestades e puderam ficar por meses em um abrigo enquanto os vizinhos se juntaram para alugar uma escavadeira para limpar a água parada e a lama que cobria a comunidade.

“Chorei ao ver tanta destruição porque nunca tínhamos visto nada parecido”, disse Elsa, cuja modesta casa ficou inabitável ​por conta da lama. “Nunca tinha experimentado tempestades ou furacões como esses”.

Incapaz de voltar para casa, Elsa, sua filha de cinco anos, mãe, irmãs e sobrinhos se refugiaram com familiares e amigos em outra área de San Pedro Sula. Lá, em um terreno mais alto, eles se sentem melhor preparados para enfrentar uma tempestade futura. Mas agora enfrentam outros riscos potencialmente mortais: uma gangue criminosa que aterroriza os residentes locais e exige dinheiro, forçando os jovens a se juntar a eles e aplicando implacavelmente suas próprias regras. Mas voltar para o antigo bairro, também controlado por outra gangue, não é uma opção. 

“As gangues se aproveitaram da extrema vulnerabilidade das vítimas dos furacões para aumentar o controle, impondo restrições aos movimentos”, disse Andrés Celis, representante do ACNUR em Honduras. “Para muitos que foram desalojados pelas tempestades, voltar pode ser perigoso”.

6176aaf02

A mudança climática provavelmente trará condições climáticas mais extremas para a América Central. Aqui, uma forte chuva causa inundações em San Pedro Sula, Honduras. © ACNUR / Nicolò Filippo Rosso

6176aaeb2

O bairro de San Pedro Sula, em Choloma, foi um dos mais atingidos pelos furacões Eta e Iota, que ocorreram em novembro de 2021. © ACNUR / Nicolò Filippo Rosso

6176aae71

Moradores do bairro de San Pedro Sula, em Choloma, como Ulda Zamora, de 88 anos, costumam estar mal equipados para lidar com eventos climáticos extremos. © ACNUR / Nicolò Filippo Rosso

6176aade3

No bairro de San Pedro Sula, em Choloma, os efeitos dos furacões Eta e Iota continuam aparecer, mais de um ano após as tempestades. © ACNUR / Nicolò Filippo Rosso

Furacões sempre foram uma realidade em San Pedro Sula e em toda a costa baixa do Caribe de Honduras. Mas a natureza devastadora das tempestades do ano passado e o fato de que elas se repetiram indicam novos e mais ferozes padrões climáticos como resultado da mudança climática. Em Honduras, as comunidades já atingidas pela violência generalizada de gangues estão enfrentando a perspectiva de lidar com desastres após desastres com pouco tempo ou recursos para se recuperar.

Cerca de 247.000 hondurenhos foram deslocados internamente e outros 183.000 buscaram proteção internacional fora do país. Embora seja impossível determinar exatamente o papel que eventos climáticos extremos, como os furacões Eta e Iota, tiveram na decisão das pessoas de fugir, está claro que a mudança climática se tornou mais um fator que força os hondurenhos vulneráveis ​​a deixar suas casas e comunidades.

Mudanças climáticas relacionadas ao clima também estão causando estragos em outras partes da América Central, deslocando agricultores e outros em todo o chamado “corredor seco” da região, uma faixa de território que se estende pela Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e na Guatemala, pois as colheitas diminuem, safra após safra. E isso é apenas o começo.

Em seu último relatório, o painel climático das Nações Unidas, o IPCC, disse com “alta confiança” que os impactos futuros de um clima de aquecimento na América Central provavelmente incluirão “algumas áreas costeiras afetadas pelo aumento do nível do mar, clima e variabilidade climática e extremos”.

“A casa inundou, as fundações foram varridas e ela desabou”

Denis, um operário da construção civil de 44 anos, viu sua vida desmoronar em meio ao golpe devastador dos furacões Eta e Iota.

Ele, sua esposa e seus quatro filhos moravam em uma casa de blocos de concreto nos arredores de San Pedro Sula. O furacão Eta atingiu a casa, mas ela sobreviveu, praticamente intacta. Menos de duas semanas depois, porém, sucumbiu à Iota, a tempestade mais poderosa que já atingiu Honduras.

“Quando a água subiu, nós nos refugiamos em uma igreja. Quando voltamos, não havia nada lá”, lembra Denis. “A casa inundou, as fundações foram varridas e ela desabou.”

Agora, o bairro foi tomado por uma gangue e a esposa de Denis o deixou por um dos membros do grupo. “Fui pedir a ela que voltasse para as crianças, mas seu novo parceiro me disse para ir ou ele me mataria”, disse Denis. “Eu não estava mais seguro em nenhuma parte de Honduras, e tive que ir embora”

Ele enviou seus dois filhos do meio para morar com sua filha adulta em um vilarejo próximo e, em abril, Denis partiu com seu filho mais novo, de quatro anos, para buscar proteção nos Estados Unidos.

No nordeste do México, eles cruzaram o Rio Grande até o Texas em uma jangada e foram detidos pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos. Os dois foram posteriormente expulsos para a cidade fronteiriça mexicana de Tijuana, onde vivem em um abrigo para migrantes na cidade. Denis ainda esperar encontrar proteção nos Estados Unidos, onde tem uma irmã e uma tia.

“Nossa melhor opção é juntar-se à nossa família nos Estados Unidos”, disse ele, acrescentando: “Não podemos ir para casa”.

* Nome foi alterado por motivos de proteção.