Famílias afegãs retornam para o colapso humanitário em Helmand

O colapso econômico e a seca significam que dezenas de milhares de afegãos deslocados que voltaram para casa estão enfrentando fome severa neste inverno.

Sayed Mohammad e seu filho estão em sua casa danificada em Marja. © ACNUR/Andrew McConnell

O fim dos combates no Afeganistão neste verão foi um alívio para o agricultor Sayed Mohammad*. Isso significava que ele e sua família poderiam voltar para sua casa em Marja – uma cidade agrícola devastada pela guerra no sul da província de Helmand – depois de seis anos se mudando entre residências temporárias toda vez que os combates se aproximavam demais.


“Esta é a primeira vez que estou em casa em seis anos”, diz Mohammad, 70 anos.

Mas a visão que recebeu em seu retorno algumas semanas atrás foi de devastação. Toda a parte de trás da casa, localizada perto de uma base militar agora abandonada, foi reduzida a uma casca cheia de escombros. 

Grande parte da população de Marja foi deslocada na última década, uma vez que se tornou palco de intensos combates entre o Talibã e as forças da coalizão e do antigo governo. Dificilmente há um edifício na cidade que não tenha as marcas do conflito.

Junto com sua esposa e seis filhos, Mohammad se mudou para o único cômodo de sua casa que ainda tinha um telhado, fixando folhas de plástico em buracos nas paredes. “Colocamos a porta de volta, mas está congelando à noite”, diz ele. 

Como dezenas de milhares de outras pessoas deslocadas internamente (IDPs) agora de volta para casa em antigos distritos de batalha em Helmand e em outros lugares no Afeganistão, ele enfrenta um desafio maior ainda do que reconstruir: manter sua família alimentada. 

“Às vezes comemos vegetais, mas principalmente vivemos de pão e chá”, diz ele. “Todas as crianças estão com fome.” 

Adbul Wadood* 13 (à direita), em sua casa parcialmente danificada em Marja. Seu pai, Sayed Mohammad*, junto com sua mãe e cinco irmãos voltaram para a reconstrução após seis anos de deslocamento. © ACNUR/Andrew McConnell

Outras pessoas nesta cidade destruída dão relatos semelhantes. As famílias não podem comprar comida suficiente e aqueles, como Mohammad, que voltaram nos últimos meses terão que esperar até a primavera antes de começarem a cultivar, e só então se a seca atual diminuir. É um microcosmo de uma crise nacional, com o Programa Mundial de Alimentos da ONU alertando que em todo o país apenas 2% da população tem comida suficiente para comer, e mais da metade das crianças menores de cinco anos correm risco de desnutrição aguda este ano.

Todas as semanas, o Dr. Mohammad Anwar – ele um deslocado interno recém-regressado – atende mais crianças desnutridas na pequena clínica privada que dirige em Marja. “Os bebês estão sendo trazidos com metade do peso que deveriam ter”, diz ele. Ele estima que pelo menos 2.000 crianças em toda a área de Marja estão gravemente desnutridas e correm o risco de morrer. 

A escassez de alimentos é um problema perene nas áreas rurais empobrecidas do Afeganistão. Mesmo com o apoio de doadores externos, o governo anterior lutou para resolver o problema, mas sem grande parte da ajuda externa que pagava a maioria dos salários do governo, o sistema bancário paralisado por sanções financeiras e uma seca prolongada que murchou lavouras e pastagens, a situação é agora muito pior. 

Muitos deslocados internos que voltaram para Marja e outros distritos devastados pela guerra estão agora profundamente endividados, depois de pedirem dinheiro emprestado para comprar comida ou consertar suas casas. Sayed Mohammad diz que deve a lojistas e outros credores pelo menos 50 mil (cerca de US$ 500). “Eu preciso de comida. Eu preciso de dinheiro, mas ninguém nos deu nenhuma ajuda até agora.”

Crianças se abrigam no que resta da casa de sua família na área de Bolan, em Helmand, perto da cidade de Lashkar Gah. © ACNUR/Andrew McConnell

Mohammad Sadiqi, oficial de ligação assistente da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em Helmand, diz que os sinais apontam para “mais casos de desnutrição em todos os distritos afetados por intensos combates”. 

“Se a situação continuar assim durante o inverno, a maioria das famílias em Helmand ficará mais pobre e muitas morrerão”, diz ele.

Trabalhando com organizações parceiras locais, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), está respondendo às necessidades de cerca de 22 mil famílias deslocadas que retornaram a Helmand. O foco tem sido ajudá-los a se manterem aquecidos neste inverno, bem como apoiá-los a reparar suas casas e reintegrar-se às comunidades. 

Um plano de US$ 4,4 bilhões em toda a ONU para responder às necessidades humanitárias no Afeganistão em 2022 deve ser lançado em 11 de janeiro. Se financiado, aumentará a entrega de alimentos e apoio agrícola, serviços de saúde, abrigos de emergência e água e saneamento.

ONU e parceiros lançam planos para ajudar 28 milhões de pessoas em extrema necessidade no Afeganistão e na região. © ACNUR/Andrew McConnell

O fator chave no aumento da desnutrição infantil é a alimentação insuficiente para as mães, diz o Dr. Anwar. “Eles não estão recebendo proteína suficiente, então não podem alimentar seus filhos adequadamente.” Ele acrescenta que a falta de água potável – agravada pela seca – também está desempenhando um papel, levando à diarreia e à perda de peso. 

Em seu estado debilitado, as crianças desnutridas são mais vulneráveis ​​a doenças que podem levar rapidamente ao declínio irreversível e à morte. A maioria das crianças também não tem roupas quentes que forneceriam uma defesa contra temperaturas abaixo de zero no inverno. “Algumas crianças desnutridas estão pegando pneumonia”, diz Anwar. 

Ele faz o que pode em sua pequena clínica, mas é necessária muito mais assistência, e as causas da fome generalizada permanecem.

A paisagem árida de Helmand, onde os efeitos de uma seca severa são aparentes em todos os lugares. © ACNUR/Andrew McConnell

Os efeitos de uma seca impactante são aparentes em todos os lugares. Os canais de irrigação secaram e as crostas de sal cobrem muitos campos. O uso de bombas movidas a energia solar para extrair água subterrânea para cultivar ópio – a matéria-prima– empurrou o lençol freático para baixo, secando o solo e deixando depósitos de sal para trás, o que dificulta ainda mais o cultivo legal.

“Todos os nossos jovens estão indo embora.”

O início do ano finalmente trouxe chuva, mas em quantidades tão grandes que causaram inundações em Helmand e na vizinha Kandahar, levando casas e campos. Grande parte da água foi perdida em vez de ser armazenada e, portanto, qualquer efeito de mitigação da situação de seca provavelmente será temporário. 

“Se a água parar de vez, teremos que ir para o Irã ou Paquistão”, diz Fazl Mohammad, outro ex-dip, que retornou a Marja em novembro. “Ou vamos apenas cavar covas para nós mesmos.”

Muitos já estão em movimento – não mais fugindo da guerra, mas dos efeitos combinados das mudanças climáticas e do colapso econômico. “Todos os nossos jovens estão partindo”, diz Sadiqi, do ACNUR. “O que mais eles podem fazer?” 

* Os nomes foram alterados para fins de proteção.