8 podcasts que amplificam as vozes de pessoas refugiadas

Enquanto toma café da manhã, vai para o trabalho ou limpa a casa, dá pra se aprofundar nos mais atuais debates sobre refugiados ouvindo podcasts.

Além disso, para as pessoas refugiadas, esses episódios e programas sonoros podem ser espaços importantes para que a voz delas seja amplificada, ouvida e registrada.

Por isso, no Dia do Podcast, lembrado no Brasil em 21 de outubro, confira uma seleção de episódios feita pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para te ajudar a conhecer e entender os desafios de quem foi forçado a se deslocar.

1. Cruzando Fronteiras

SER Podcast e R4V, em colaboração com ACNUR e OIM | 7-9 minutos por episódio

Conhecer os desafios de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e, de quebra, praticar espanhol. Parece bom? Então, escute os três episódios do podcast Cruzando Fronteiras!

O venezuelano Hugo Boscán é o personagem principal do podcast Cruzando Fronteiras

Em três capítulos, conhecemos a história de Hugo Boscán em busca de seu lugar no mundo. Ele deixou a Venezuela em busca de uma vida melhor e precisa de apoio para cuidar de sua integridade física e mental. “Não me sinto venezuelano, não sinto que sou daqui nem dali”, conta.

Escute no Spotify:

 

2. Milagros: “se compramos tênis, não compramos comida”

Existo Podcast | 24 minutos

O Existo Podcast, com o jornalista Fabio Turci, conta histórias de vida de pessoas invisibilizadas por sua origem, cor, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, corpo, sotaque ou algum outro fator. Um dos episódios nos apresenta Milagros, que levava uma vida confortável na Venezuela.

Ela tinha emprego, casa na cidade, chácara no campo e a família por perto. A crise no país mudou tudo. Ela veio para o Brasil com os dois netos, onde moram num barraco de madeira. Mesmo assim, Milagros não perde o sorriso no rosto nem a força de lutar por um futuro digno para os netos.

Escute no Spotify:

3. O recorde de 110 milhões de refugiados

O Assunto, G1 | 22 minutos

Neste episódio do podcast O Assunto, a jornalista Natuza Nery conversa com Luiz Fernando Godinho, porta-voz do ACNUR para a América do Sul, a fim de debater o número recorde de 110 milhões de pessoas forçadas a abandonar seus lares.

A conversa explora o papel crucial do Brasil no acolhimento dos recém-chegados, ressaltando possíveis soluções para a proteção dos refugiados. O episódio também explora a crise humanitária no Afeganistão, que forçou mais de 7 mil refugiados afegãos a se refugiarem no Brasil na tentativa de reconstruir suas vidas em uma nova direção.

Escute no Spotify:

4. Refúgio LGBTQIA+ no Brasil

Café da Manhã, Folha de São Paulo | 23 minutos

A liberdade de pessoas LGBTQIA+ é ameaçada em muitos lugares e é em busca de liberdade que muitas são forçadas a se tornar refugiadas. É o caso de Lara Lopes, refugiada moçambicana que conhecemos nesse episódio.

Ela relata o histórico de agressão que enfrentou e comemora a chance de ser quem tanto sonhava no Brasil: livre. O episódio traz ainda análises de Vitor Lopes Andrade, antropólogo e pesquisador da Universidade de Sussex.

Escute no Spotify:

5. Refugiados: Que História é Essa?

CBN | 8-20 minutos por episódio

Essa série especial com 10 episódios foi criada para discutir o tema de refugiados com o professor e doutor em história Rafael Simões. Os debates seguem uma linha temporal que deixa claro que a existência das pessoas refugiadas é antiga e persistente, carregada de desafios.

Da Grécia Antiga, passando pela Primeira e pela Segunda Guerras Mundiais, pelas declarações internacionais sobre refugiados e chegando ao contexto brasileiro, a análise ajuda a entender a questão do refúgio na história e nos dias de hoje.

Escute no Spotify:

6. Sotaques do Mundo

> 1 hora por episódio

Produzido e apresentado por pessoas refugiadas, esse podcast reúne histórias e reflexões contadas por quem viveu na própria pele a experiência de se refugiar em outro país.

Tratando de temas que vão desde reunião familiar ao empreendedorismo, o podcast apresenta os desafios de recomeçar por meio de conversas com funcionários de agências da ONU, professores e refugiados.

Escute no Spotify:

7. PodMigra

SJMR com apoio do ACNUR e PADF | 1 hora por episódio

Iniciativa do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o PodMigra lançou dois episódios para gerar reflexões sobre migrações e refúgio no Brasil. O primeiro traz entrevistas com a jornalista venezuelana Anaís Castillo e com a trabalhadora da área de assistência a mulheres vítimas de violência Fernanda Mendes Ribeiro.

Já o segundo episódio mostra como o refúgio pode ser motivado por perseguição e violação de direitos humanos, muitas vezes relacionadas à sexualidade. Muitas pessoas precisam se esconder, sair de casa, em busca de outro lugar ou outro país onde podem ser quem realmente são e amar quem amam. O episódio conta a história de Yoalberth, homem preto, gay e venezuelano.

Escute no Spotify:

8. Refúgio em Pauta

ACNUR e CSVM | 25-50 minutos por episódio

O podcast Refúgio em Pauta é uma realização do ACNUR em parceria com universidades que integram a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), com a participação de estudantes e professores.

Em 10 episódios, o podcast discute os assuntos mais atuais relacionados à integração das pessoas refugiadas no Brasil, envolvendo olhares técnicos e vivências cotidianas. Educação, gênero, fome e crianças são alguns dos temas debatidos.

Escute no site do ACNUR.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) trabalha em 135 países para salvar as vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno às pessoas que foram forçadas a se deslocar em virtude de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos. Sua doação transforma a vida de quem foi forçado a deixar tudo para trás. Ajude refugiados hoje mesmo.