Concurso de Arte Juventude Com Os Refugiados

Quem pode participar?

Se você tem entre 10 e 30 anos, esta é uma ótima oportunidade de usar sua criatividade em prol de uma boa causa. Você não precisa ser um artista profissional – afinal, cada pessoa pode ser criativa à sua maneira. Também podem participar do concurso pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado, jovens apátridas e deslocados internos.

Qual é o prêmio?

Vamos compartilhar os melhores trabalhos com 10 milhões de pessoas que nos seguem nas redes sociais. Além disso, as obras farão parte de uma exposição virtual. A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) irá dar uma recompensa aos que chegarem à final.

Este ano teremos um concurso especial: o design da #BolaDosSonhos (#dreamball). Os cinco melhores designs serão transformados em bolas de futebol que serão costuradas por quenianos e refugiados que vivem no país com a ajuda da Alive and Kicking, uma empresa que fabrica bolas de futebol. As bolas vencedoras serão vendidas online e a renda irá para fomentar oportunidades esportivas para pessoas refugiadas.

Qual é o tema do concurso?

O tema geral é “o esporte nos une”. A humanidade tem passado por tempos turbulentos, e o esporte é uma forma não só de recuperarmos a saúde física e mental, mas também de nos inspirar e criar laços de solidariedade especialmente no momento em que enfrentamos os efeitos devastadores da pandemia da COVID-19. O esporte também permite que as pessoas que estão passando pelos piores momentos de suas vidas construam um futuro. Você pode usar seu talento para ilustrar o poder de união que o esporte tem.

Essas ideias podem servir de inspiração:

  1. O esporte traz esperança: O esporte nos permite superar momentos difíceis e pode nos ajudar a cuidar de nossa saúde mental durante a pandemia. O esporte também ajuda os refugiados a superar os impactos de guerras, violência e violações de seus direitos.
  2. O esporte promove a inclusão: O esporte une e aproxima as pessoas. Quando os refugiados encontram proteção em outro país, jogar e praticar esportes com membros da comunidade que os acolhe os ajuda a fazer amigos e a ter um sentimento de pertencimento.
  3. O esporte inspira: Amamos assistir nossos ídolos do esporte. Você sabia da existência das Equipes de Atletas Refugiados Olímpicos e Paralímpicos? Pela segunda vez na história, essas equipes irão competir nos Jogos de Tóquio.

Como os trabalhos serão avaliados?

No concurso geral, será avaliada a criatividade dos trabalhos e a eficácia na transmissão das mensagens. Interpretações abstratas são bem-vindas no concurso de design da #BolaDosSonhos (#dreamball)!

O júri que selecionará os melhores desenhos e designs será formado por refugiados, artistas e atletas.

Como funciona o concurso?

Você pode fazer o deu design à mão, usar o computador ou tablet. Se você fizer isso manualmente é preciso que você digitalize ou tire uma boa foto do seu desenho. Desenhos nos formatos PDF, JPEG e PNG são aceitos.

Para o concurso geral, envie-nos um desenho ou história em quadrinhos com sua ilustração sobre o assunto; você escolhe o formato.

Para o concurso de design da #BolaDosSonhos (#dreamball), use o modelo de design da bola e desenhe dentro das linhas. Se você não pode imprimir ou usar o modelo, desenhe um pentágono e um hexágono à mão. Tente usar até três cores diferentes, incluindo o branco. O design pode ser abstrato.

Certifique-se de enviar seu trabalho clicando no botão abaixo. No entanto, você também pode publicar seu desenho em nossas redes sociais; use as hashtags #BolaDosSonhos #ComOsRefugiados, junto com #withrefugees e #dreamball.

Participe!

Qual é o prazo?

O prazo final é 25 de junho, mas convidamos você a enviar seus trabalhos o mais rápido possível, pois nossa intenção é divulgar os que mais gostamos em nossas redes sociais! Se você tiver dúvidas, entre em contato com [email protected]!

Quem ganhou o concurso em 2020?

O tema de 2020 foi “todos contam na luta contra a COVID-19, inclusive os refugiados”. Recebemos 2.000 desenhos de 100 países. Concedemos sete prêmios em todo o mundo (cujos trabalhos foram animados pela Speed ​​Inc., um estúdio japonês); cinco prêmios regionais; cinco prêmios para desenhos animados; e vinte menções especiais. Todos os vencedores também receberam caixas de lápis de Caran d’Ache, nossa parceira no concurso de arte.