Emergência no Sahel

O Sahel está enfrentando uma das crises de deslocamento que mais cresce no mundo – e uma das mais esquecidas.

A violência intensa e de grupos armados contra civis forçou mais de 2,9 milhões de pessoas a se deslocar em toda a região, tanto dentro de alguns países como através das fronteiras.

A deterioração da emergência humanitária e de proteção é agora agravada pelo impacto da COVID-19, combinado com os desafios pré-existentes enfrentados pela região, incluindo mudança climática e insegurança alimentar.

DOAR AGORA

Mais de 2 milhões de pessoas deslocadas internamente

858.487 refugiados e solicitantes de asilo

666.023 repatriados ainda precisam de assistência

 

Estatísticas completas

Última atualização em 30 de janeiro de 2021

“A emergência é aqui, no Sahel, onde pessoas sofrem, são mortas, mulheres são violadas, as crianças não podem ir à escola. O Sahel é o lugar onde devemos intervir antes que esta crise se torne incontrolável. ”

Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados

O conflito continua a aumentar, sem ser interrompido pela pandemia, especialmente na região de Liptako-Gourma, que faz fronteira com Burkina Faso, Mali e Níger. Em Burkina Faso, mais de 1.000.000 de pessoas foram deslocadas internamente, um aumento de quatro vezes em um ano. A emergência já está afetando a Mauritânia e o Chade e corre o risco de se espalhar para os países costeiros do Benim, Costa do Marfim, Gana e Togo.

Mulheres e crianças estão arcando com o impacto desta crise. As comunidades locais demonstraram uma generosidade notável, mas estão em um ponto de ruptura. As capacidades nacionais estão sobrecarregadas e o apoio internacional tem sido desproporcionalmente dedicado à assistência de segurança, com recursos limitados para atividades humanitárias e de desenvolvimento urgentemente necessárias.

A pandemia de COVID-19 está exacerbando a situação e agora está afetando áreas que hospedam refugiados e deslocados internos. O aumento constante das taxas de infecção indica uma emergência iminente em uma região onde as estruturas de saúde têm sido alvo de insegurança. O impacto socioeconômico imediato terá consequências de longo prazo para a segurança alimentar, acesso a serviços e meios de subsistência em toda a região, afetando desproporcionalmente as populações deslocadas e as comunidades que os hospedam.

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

O ACNUR está ampliando sua resposta a esta crise: fornecendo abrigo e itens básicos de socorro; apoiar vítimas de violência sexual e de gênero; ajudar as pessoas a terem acesso à educação; e trabalhando para mitigar o impacto devastador das mudanças climáticas. Mas nós não podemos fazer isso sozinhos. O ACNUR necessita urgentemente de cerca de US $ 186 milhões para fornecer proteção vital e assistência aos refugiados, deslocados internos, repatriados e comunidades anfitriãs na região do Sahel, incluindo para a prevenção e resposta à COVID-19.