Esperança Longe de Casa

Ajude a proteger o direito a proteção internacional

Em todo o mundo, o direito de buscar proteção contra a guerra, a violência e a perseguição está ameaçado. Muitas pessoas são forçadas a se deslocar e colocam suas vidas em risco em busca de um lugar seguro.

Não podemos ficar parados e assistir a isso acontecer.

Atue agora: peça aos líderes mundiais que protejam os direitos das pessoas em busca de proteção e asilo.

Ninguém deveria arriscar sua vida ou liberdade para alcançar proteção

Ninguém escolhe se tornar um refugiado. Mas você tem a opção de ajudar!
Você vira as costas quando vê discriminação, injustiça e violações dos direitos humanos?

Ou você toma uma atitude?

110 milhões

de pessoas foram forçadas a se deslocar em todo o mundo.

3 em cada 4 refugiados

vivem em países de baixa ou média renda.

34,6 milhões
de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas e cruzar fronteiras internacionais até o final de 2022. Mais de 70% delas foi acolhida por países vizinhos.

A necessidade de solidariedade a pessoas refugiadas nunca foi tão grande.

Hoje, um número recorde de pessoas foi forçado a abandonar suas casas devido a guerras, violência e perseguição. O número total de refugiados em todo o mundo aumentou em um recorde de 35% atingindo 34,6 milhões no final de 2022.

Estamos testemunhando uma crescente hostilidade e xenofobia. A politização de refugiados e solicitantes de asilo em muitas partes do mundo está gerando sentimentos mais negativos e consequências prejudiciais.

Juntos, devemos desafiar essa narrativa e promover um mundo mais compassivo em relação a refugiados e pessoas em busca de segurança de guerras, violência e perseguição.

Não podemos fazer isso sozinhos. Você também pode fazer a diferença. Instigue líderes globais a cumprir suas obrigações morais e legais para ajudar a garantir que pessoas em busca de asilo de guerra, violência ou perseguição possam fazê-lo sem discriminação.

Girls' Education.

© UNHCR/Mercury Transformations

ATUE AGORA Demande uma ação urgente para proteger os direitos de pessoas que fogem de guerras, violência e perseguição.

Todo mundo tem o direito de buscar proteção internacional. Mas, para muitas pessoas em algumas partes do mundo, esse direito está ameaçado. Solidariedade com todos os refugiados, em todos os lugares, é mais necessária do que nunca para defender e manter esse direito.

Nós somos o ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. Contamos com sua solidariedade às pessoas forçadas a se deslocar. Atue para oferecer esperança, proteção e direitos.

Em dezembro, lideranças de todo o mundo se reuninem no Fórum Global sobre Refugiados, na Suíça, para encontrar soluções para pessoas refugiadas. Não é apenas uma reunião, mas uma chance para toda a sociedade– e também para você– demostrar solidariedade e pedir aos líderes mundiais que cumpram seus deveres legais e morais para todos que foram forçados a fugir de suas casas.

Assine a petição agora para que possamos levar sua mensagem aos líderes mundiais durante o Fórum Global sobre Refugiados. Mostre que compaixão e humanidade são mais fortes do que o medo e a desconfiança. Com sua ajuda, uma mudança real é possível!

Leia a petição completa.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todos têm o direito de buscar e desfrutar do asilo, sem discriminação. Isso significa que, não importa quem você seja ou de onde você seja, você tem o direito de buscar e desfrutar de segurança contra guerra, violência e perseguição. Para encontrar proteção e esperança longe de casa.

No entanto, nem todos que buscam segurança ao redor do mundo atualmente conseguem encontrá-la. Longe de poderem encontrar o abrigo tão desesperadamente necessário, muitos homens, mulheres e crianças hoje enfrentam jornadas perigosas, que colocam em risco suas vidas e causam danos inaceitáveis. Eles se vêem empurrados de volta para o perigo, são mal recebidos, ficam vulneráveis e são deixados em um limbo sem esperança ou ajuda por anos.

Estamos testemunhando um aumento da hostilidade, tratamento injusto e injustiça que estão colocando a vida de muitos em risco e ameaçando o direito de buscar segurança para muitas pessoas ao redor do mundo.

Não podemos ficar parados assistindo isso acontecer.

Como a principal organização que protege os direitos daqueles forçados a se deslocar, o ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, pede uma ação urgente agora para garantir que pessoas fugindo de guerras, violência e perseguição possam acessar territórios seguros, possam receber rapidamente o status de refugiado quando necessário, possam viver com dignidade e desfrutar de seus direitos, como cuidados de saúde, educação e emprego – junto com as comunidades que os acolhem.

Pedimos aos líderes mundiais que honrem suas obrigações legais e morais para ajudar a garantir que pessoas em busca de asilo de guerras, violência ou perseguição possam fazê-lo sem discriminação. Pedimos aos líderes mundiais que ajam juntos. Pedimos aos líderes mundiais que compartilhem a responsabilidade para que os países que abrigam a grande maioria dos refugiados do mundo sejam apoiados no cumprimento de seus compromissos de longa data de proteger, incluir e ajudar refugiados. São principalmente países com baixa e média renda que, apesar de enfrentarem desafios econômicos próprios, têm honrado o direito de buscar asilo por décadas, mantendo suas fronteiras abertas para aqueles forçados a fugir. Eles precisam de mais apoio e solidariedade.

A Campanha Esperança Longe de Casa do ACNUR pede aos líderes mundiais que ajam juntos e com solidariedade para priorizar:

  1. Acesso a territórios seguros e prevenção de que as pessoas enfrentem violência ou morram ao longo das rotas.
  2. Condições e tratamento adequados para refugiados, de acordo com os direitos humanos, dignidade e inclusão.
  3. Adesão à Convenção sobre Refugiados, abrir vagas e estabelecimento de procedimentos de asilo eficientes.
  4. Maior acesso a soluções duradouras, incluindo reassentamento.
  5. Solidariedade e apoio aos países e comunidades que abrigam grandes populações de refugiados.

Junte-se ao nosso movimento de solidariedade para dar esperança a todos que buscam segurança ao redor do mundo, e o ACNUR entregará sua mensagem urgente aos líderes mundiais e tomadores de decisão no Fórum Global sobre Refugiados em dezembro, um momento-chave em que a comunidade internacional se unirá para oferecer apoio aos refugiados e aos países e comunidades que os acolhem.

As 5 demandas do ACNUR aos líderes mundiais

A campanha “Esperança Longe de Casa” definiu cinco demandas principais aos Estados para que melhorem políticas e introduzam novas práticas, permitindo que todas as pessoas que fogem de guerras, violência e perseguição possam encontrar proteção e viver em segurança, sem discriminação.

1

Garantir o acesso a um território seguro e evitar que as pessoas enfrentem violência e morte nas rotas.

1

Assegurar tratamento adequado aos solicitantes de asilo, segundo princípios de direitos humanos, de dignidade e inclusão.

1

Aderir à Convenção sobre Refugiados, suspender restrições e estabelecer procedimentos eficientes de asilo.

1

Aumentar o acesso a soluções duradouras, incluindo reassentameto.

1

Demonstrar solidariedade e apoio a países e comunidades que abrigam grandes populações refugiadas.

Assine a petição e demande AÇÃO URGENTE AGORA para garantir que pessoas que fogem da guerra, violência e perseguição possam alcançar territórios seguros, obter o status de refugiado quando necessário, viver com dignidade e desfrutar de direitos como saúde, educação e empregos nas comunidades que as acolhem.