II COMIGRAR

Conferência Territorial de Mossoró (RN)

 

A Conferência Territorial de Migrações, Refúgio e Apatridia de Mossoró, Rio Grande do Norte, ocorreu no dia 7 de fevereiro de 2024 na Estação das Artes.

Mais de 130 pessoas, incluindo 30 indígenas refugiados e migrantes, se inscreveram e participaram do evento, que é a primeira etapa preparatória para a Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia, convocada pelo governo do Rio Grande do Norte para os dias 20 e 21 de março.

A conferência territorial foi convocada pelo Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram/RN), pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Mossoró.

Além das propostas para discussão na etapa estadual da COMIGRAR, foram levantadas diretrizes para elaboração de planos municipais de atenção à população refugiada e migrante nos municípios de Mossoró, Assu e Areia Branca.

I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Estado do Rio de Janeiro

 

A I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Estado do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 24 e 25 de janeiro de 2024 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento contou com debates sobre políticas públicas e ampla participação das comunidades de refugiados e migrantes, bem como da sociedade civil. A família do refugiado congolês Moïse Kabagambe, assassinado em 24 de janeiro de 2022, foi recebida no evento com homenagem e aplausos.

A conferência foi convocada e é presidida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e é a primeira etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, convocada pela Secretaria Nacional de Justiça.

Oito delegadas e delegados refugiados e migrantes foram eleitos durante o evento, e levarão as pautas do estado para a etapa nacional da Comigrar.

Saiba mais

Entrevista com Adel (delegado-RJ)