República Centro-Africana

A República Centro-Africana (CAR) é um dos países mais pobres do mundo e está entre as 10 crises humanitárias menos reportadas do mundo.

A terrível crise continua a desencadear deslocamentos forçados em massa, aumentando a pressão sobre os recursos e as condições de vida nas comunidades e países anfitriões. A intensa atividade das milícias e a violência generalizada dificultam o acesso humanitário e expõem os civis a sérios riscos de proteção.

DOAR AGORA

740.212 refugiados da República Centro-Africana

482.816 deslocados internos

 

 

Estatísticas completas

Atualizadas em 28 de fevereiro de 2023

ACNUR/Chiara Cavalcanti

“Perdi tudo: minha casa, minha identidade. Meus filhos dormem no chão”.

Zainaba, viúva e mãe de quatro pessoas deslocadas em Bangui

Em dezembro de 2013, centenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas à medida que a violência se espalhava na República Centro-Africana. Militantes matavam civis brutalmente, saqueavam casas e queimavam aldeias. Hoje, mais de 740 mil refugiados do país ainda estão abrigados em Camarões, no Chade, na República Democrática do Congo e no Congo. Este é o maior número de refugiados da República Centro-Africana já visto desde o início da crise. Além dos refugiados, mais de 482 mil pessoas foram obrigadas a fugir e permanecem dentro do país.

O país experimentou uma transição gradual para a paz e a estabilidade no final de 2016, quando tanto os refugiados como os deslocados internos começaram a voltar para casa. Agora, a insegurança está se espalhando por áreas no centro, noroeste, leste e sudeste – algumas não afetadas anteriormente pelo conflito.

Milhares de pessoas andam durante semanas e se escondem nas florestas em uma tentativa desesperada de escapar, às vezes com nada para comer ou beber. Aqueles que chegam em locais para os deslocados testemunham cenas traumáticas de violência, e as taxas de desnutrição subiram para níveis sérios.

Muitas pessoas não têm assistência básica, uma vez que esta é uma das situações de emergência menos financiadas em todo o mundo. Alimentos, saúde, abrigo, água e saneamento são preocupações primárias para os refugiados que vivem fora dos locais formais e para as comunidades que os abrigam.

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

O ACNUR está ajudando as pessoas afetadas pela violência e pelo conflito. Dentro da República Centro-Africana, o foco do ACNUR permanece na proteção e assistência para salvar vidas, distribuindo itens básicos de socorro aos recém-desabrigados e novos abrigos comunitários estão sendo montados em resposta ao número crescente de deslocados internos. Nos países vizinhos, o ACNUR e seus parceiros continuam a responder às novas chegadas enquanto constroem meios de subsistência para os refugiados e sua capacidade de se sustentar.