Recepção e Acolhimento em Roraima

Junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o ACNUR coordena e gere cinco abrigos da Operação Acolhida com capacidade para mais de 8 mil pessoas. Especialmente, o Centro de Interiorização Rondon 5, abriga pessoas que possuem processos de Interiorização abertos ou que buscam uma oportunidade de viagem. A equipe do ACNUR trabalha para incentivar a Interiorização por meio de sessões informativas nos abrigos, identificação de perfis interessados, realocações de pessoas dos abrigos para o Rondon 5, interlocução com a Força Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida para gestão de processos de Interiorização liderados pelo ACNUR, registro de processos no Sistema de Gestão de Casos do ACNUR (proGresV4) e no Acolhedor, sistema da Operação Acolhida, e distribuição de itens não alimentícios (como mochilas, cobertores, etc) para pessoas que irão viajar.

Acolhimento e integração no destino final

O ACNUR atua, sobretudo, em duas modalidades de Interiorização. Na modalidade Institucional, que promove a realocação de pessoas de abrigos de Boa Vista para centros de acolhida e integração (CAI) em outros estados; e na modalidade Vaga de Emprego Sinalizada, pela qual as pessoas deixam Boa Vista com uma oferta de emprego formal feita por uma empresa.

Atuação do ACNUR na modalidade Institucional

Desde o início da estratégia, o ACNUR atua financiando e apoiando centros de acolhida e integração para acolher pessoas com necessidades específicas, como chefes de famílias monoparentais, pessoas com condições médicas de saúde graves, pessoas com deficiência, comunidade LGBTIQ+, pessoas idosas, entre outras. Os CAIs são espaços de acolhimento temporário (normalmente 3 meses) que apoiam a integração socioeconômica das pessoas nas cidades destino, matriculando crianças nas creches e nas escolas, promovendo cursos de português e cursos vocacionais para adultos, sensibilizando empresas e oportunizando ofertas de emprego junto às pessoas acolhidas, referenciando aos sistemas de saúde (SUS) e proteção social (CREAS) e apoiando na busca por moradia. O objetivo é promover saídas autônomas e sustentáveis.

O ACNUR já apoiou a interiorização de mais de 6.500 mil pessoas por meio de 50 CAIs. Em média, 70% da população deixa os CAIs com renda. 

Atuação do ACNUR na modalidade Vaga de Emprego Sinalizada (VES)

O ACNUR presta apoios complementares na modalidade VES por meio de três iniciativas:

  1. Cash Based Intervention (CBI): Em articulação com empresas parceiras da Operação Acolhida e/ou do ACNUR, uma parcela de assistência financeira é entregue à família que irá viajar. O objetivo é cobrir as necessidades básicas de alimentação até o recebimento do primeiro salário. O ACNUR prioriza o apoio às famílias e às pessoas mais vulneráveis. Mais de 3.500 mil pessoas já foram beneficiadas. Saiba mais aqui.
  2. Empoderando Refugiadas: Promovido pelo ACNUR, Pacto Global da ONU no Brasil e ONU Mulheres, o projeto incentiva o acesso de mulheres refugiadas e deslocadas à força ao mercado de trabalho brasileiro por meio de capacitação em Boa Vista, sensibilização do setor privado para ofertas de vagas de emprego e interiorização pela Operação Acolhida. Além de aumentar a empregabilidade, a iniciativa também visa aumentar a interiorização de mulheres, que em março de 2023 somavam apenas 29% das interiorizações na modalidade VES. Saiba mais aqui.
  3. Empresas com Refugiados: A plataforma é uma iniciativa do ACNUR junto ao Pacto Global da ONU no Brasil para promover empregabilidade, empreendedorismo, sensibilização e engajamento do setor privado. Por meio dela, empregadores podem oferecer vagas de emprego em todo o país para serem articuladas pela Operação Acolhida. Saiba mais aqui.

Acompanhe nosso trabalho na interiorização nos relatórios periódicos.

Centros de Acolhida e Integração apoiados pelo ACNUR

Brasília (DF) – Aldeias Infantis SOS

O centro de acolhida e integração localiza-se na Asa Norte do Plano Piloto, e dispõe de quadra esportiva para crianças, orientações para oportunidades de emprego e parcerias com empresas para a inserção no mercado de trabalho, entre outros serviços.

Mais informações: Folder

São Paulo – Aldeias Infantis SOS

O centro de acolhida e integração localiza-se no bairro Jardim Colonial e dispõe de quadra esportiva para crianças, orientações para oportunidades de emprego e cursos de empreendedorismo, logística e hotelaria, entre outros serviços.

Mais informações: Folder

Porto Alegre (RS) – Aldeias Infantis SOS

O centro de acolhida e integração localiza-se no bairro Sarandi e dispõe de quadra esportiva para crianças, orientações para oportunidades de emprego e parcerias com empresas para a inserção no mercado de trabalho, entre outros serviços.

Mais informações: Folder

São Paulo – Missão Paz

O centro de acolhida e integração Casa do Migrante localiza-se no bairro da Liberdade e dispõe de sala de jogos para crianças, encaminhamento para oportunidades de emprego e parcerias com empresas para a inserção no mercado de trabalho, entre outros serviços.

Mais informações: Folder

Rio de Janeiro – Aldeias Infantis SOS

O centro de acolhida e integração localiza-se no bairro de Itanhangá e dispõe de quadra esportiva para crianças, orientações para oportunidades de emprego, cursos de português e oficinas de corte, costura e crochê, internet, além de mapear oportunidades de trabalho, entre outros serviços.

Mais informações: Folder