Construir futuros melhores

Educação

Quando as crianças e os jovens são forçados a se deslocar, podem perder anos de escolaridade. O ACNUR trabalha com governos e parceiros para os ajudar a acessar uma educação e formação de qualidade. Com quase metade dos refugiados do mundo com menos de 18 anos, isso é fundamental para evitar que milhões de crianças fiquem atrás dos seus pares.

A escola também oferece um ambiente estável e seguro para as crianças que passaram pela experiência traumática do deslocamento e pode ajudar a protegê-las do recrutamento forçado por grupos armados ou do trabalho infantil.

Meios de vida

O ACNUR trabalha para ajudar as pessoas forçadas a se deslocar a alcançarem a autossuficiência. Com um trabalho seguro, as pessoas refugiadas podem garantir as necessidades básicas das suas famílias, manter a sua dignidade e contribuir para a sociedade, que é o que eles querem.

Trabalhamos com os governos para defender o direito dos refugiados ao trabalho nos países de acolhida e ajudamos os refugiados a desenvolverem competências e a encontrarem oportunidades de emprego, tais como abrir o seu próprio negócio ou trabalhar numa empresa local.

Soluções duradouras

Desde a criação do ACNUR, a procura de soluções duradouras para as pessoas refugiadas tem sido fundamental.

Uma solução marca o fim da situação de refugiado e de deslocamento. É quando um indivíduo pode regressar em segurança para a sua casa ou recebe uma nova nacionalidade. Com um lar permanente, as famílias podem finalmente deixar a incerteza para trás e começar a reconstruir as suas vidas em paz, com dignidade e com uma esperança renovada no futuro.

O ACNUR trabalha com os governos e a comunidade internacional para encontrar soluções duradouras e apoia os refugiados na transição.