Lista da Agência da ONU para Refugiados tem obras que ajudam crianças a entender sobre a realidade dos refugiados
Com a companhia dos livros, essas crianças deslocadas no Iêmen têm com o que se divertir. © ACNUR/YDF
Segundo dados do ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, 82,4 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus países em busca de uma vida em segurança. Entre elas, estão aproximadamente 26,4 milhões de refugiados. Quase metade tem menos de 18 anos.
O ACNUR atua em mais de 130 países para que todas as crianças refugiadas tenham direito à infância e acesso à educação, saúde, lazer e tenham meios de prosperar e colocar em prática todo o seu potencial.
Para ajudar a falar sobre pessoas refugiadas de forma lúdica, o ACNUR preparou uma lista de 10 livros infantis que retratam, através de ilustrações, a realidade dos refugiados. Confira as obras e leia para uma criança:
Deixando Para Trás: uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada – Ana Dantas
Kiara e seus colegas terão que fazer uma apresentação para a professora sobre xenofobia. A turma vai receber um colega refugiado da Síria, Zayn. Nessa trajetória de inúmeras descobertas, o que os dois não consideram é que se tornarão melhores amigos e que descobrirão na prática o que é xenofobia. Trata-se de uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada no Brasil.
Um outro país para Azzi – Sarah Garland
Azzi e seus pais correm perigo e precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, seus trabalhos e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido, levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, compartilhar a preocupação dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades.
Kalil o Menino Refugiado – Fernando Carraro
Essa é a história de refugiados que, para fugir da guerra, da pobreza e das brigas políticas e religiosas, tiveram que deixar tudo para trás em busca de algum lugar onde pudessem encontrar abrigo, paz e condições de sobrevivência. Mas, acima de tudo, é a história de Kalil e seu amigo Samir, que tinham um sonho em comum.
Mustafá – Marie-Louise Gay
Mustafá conta a história de um menino refugiado que teve de sair de seu país com a família e aos poucos descobre seu novo lar. Mesmo com esse mundo novo a descobrir, Mustafá se sente invisível ali onde as pessoas falam uma língua que ele não entende. Mas, um dia, uma menina, com um gesto simples, irá mostrar a ele que a amizade, a gentileza e o afeto superam as fronteiras entre línguas e lugares.
A menina que abraça o vento: a história de uma refugiada congolesa – Fernanda Paraguassu
Com uma narrativa doce e leve, o livro conta a história de Mersene, uma garotinha que teve que se separar de parte da família para fugir do triste conflito vivido na República Democrática do Congo. Enquanto se adapta à nova vida no Brasil, ela cria uma brincadeira para driblar a saudade.
Nenhum Peixe Aonde Ir – Marie- Francine Hébert
Com linguagem poética e ilustrações delicadas, que revelam o abismo entre os sonhos da infância e a violência das guerras, esse livro conta a história de uma menina e sua família, que têm de deixar a própria casa em um dia ensolarado.
Migrando – Mariana Chiesa Mateos
O desafio de quem deixa para trás seu país, sua língua materna e os rostos familiares é a temática deste livro. Com duas capas e dois pontos de partida distintos, “Migrando” amplia as possibilidades de interpretação sobre o fenômeno e mostra que a palavra migrante pode ser sinônimo de sofrimento e fragilidade, mas também de coragem e de futuro.
Eloísa e os bichos – Jairo Buitrago
Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba diante de um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina. Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar sobre problemas sociais, como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância.
Amal e a Viagem Mais Importante da Sua Vida – Montenegro Carolina
Como seria para uma criança ter de cruzar sozinha mares e fronteiras? É isso que “Amal e a viagem mais importante da sua vida” leva os jovens leitores a imaginar. Para algumas crianças, uma possibilidade impensável. Para centenas de milhares de menores refugiados desacompanhados, uma dura realidade. O livro conta com o apoio do ACNUR.
O quintal de Aladim – Andréa Avelar
De forma leve e poética, “O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil a questão dos refugiados. O livro conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da crise na Síria.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter