site da Plataforma Help foi criado a partir de uma metodologia de projeto centrada no ser humano (human-centered design), que explora o poder da inovação para criar produtos e serviços que atendam às necessidades dos beneficiários. Após diversas consultas com a população refugiada, o ACNUR desenvolveu a plataforma, disponível em ajuda.acnur.org.

O conteúdo do site está disponível em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e árabe) e tem como base temas de interesse listados pelos próprios refugiados para acessar conteúdos sobre seus direitos e serviços.

O ACNUR compila as informações de governos, instituições, sociedade civil, academia, agências internacionais e as reúne em um único site, facilitando o acesso à informação para a população refugiada e migrante.

Na plataforma Help, o usuário pode encontrar informações confiáveis e atuais sobre trâmites legais, acesso aos sistemas de saúde e educação, abertura de contas bancárias, abrigamento, ingresso universitário, contato de organizações que facilitam a empregabilidade de pessoas refugiadas e serviços de orientação e assistência social em várias cidades do país.

A plataforma Help é a principal referência para informar pessoas refugiadas sobre seus direitos, propiciando informações para sua acolhida e integração no Brasil.​