Reconstruir a vida implica mais do que ter um teto e um lugar seguro para dormir. Significa recuperar o controle do seu futuro.

Uma forma poderosa de o fazer é trabalhar para se sustentar. Com um trabalho digno, os refugiados e as pessoas deslocadas à força podem prover as necessidades das suas famílias, manter a sua dignidade, tornar-se mais resilientes e ter a capacidade de moldar o seu futuro. O fato de poderem trabalhar e utilizar as suas competências e talentos também permite que os refugiados contribuam para as suas comunidades de acolhida.

No Brasil, o ACNUR atua para garantir a inclusão das pessoas refugiadas nos serviços e programas públicos e privados existentes, englobando o acesso ao emprego e à geração de renda. Além de estimular o envolvimento do setor privado, da sociedade civil, academia e atores do desenvolvimento com ações voltadas à plena integração social e econômica nas comunidades de acolhida.

 

Confira algumas iniciativas:

Empregabilidade

Plataforma Empresas com Refugiados

A Plataforma Empresas com Refugiados é uma iniciativa do ACNUR e do Pacto Global da ONU no Brasil que reúne práticas corporativas que beneficiam a integração de pessoas refugiadas e migrantes no país. Além de disponibilizar informações gerais sobre essas populações, materiais de referência, pesquisas relevantes e orientação sobre o processo de contratação dessa população. 

Fórum Empresas com Refugiados

Iniciativa do ACNUR e do Pacto Global da ONU no Brasil, o Fórum surgiu a partir da Plataforma Empresas com Refugiados. Formado por empresas e outros tipos de organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho brasileiro, visa a promover a troca de experiências entre empresas e apoiá-las nos processos de contratação e outros suportes para essa população. 

Empreendedorismo

Plataforma Refugiados Empreendedores

A Plataforma Refugiados Empreendedores, do ACNUR e do Pacto Global da ONU no Brasil, tem como objetivo divulgar empreendimentos liderados por pessoas refugiadas e migrantes. A plataforma reúne uma série de recursos, tanto para pessoas refugiadas e migrantes que querem empreender, quanto para quaisquer pessoas que tenham interesse em incluir esses empreendimentos em seus hábitos de consumo ou em alguma cadeia de produção. 

Inclusão Financeira

O ACNUR tem parcerias com instituições financeiras e bancárias, atores de desenvolvimento, organizações da sociedade civil, governos e empresas do setor privado para a inclusão financeira de pessoas refugiadas e migrantes.

Tais parcerias visam a garantir que os serviços sejam prestados por instituições e entidades responsáveis, além de atuar para sensibilizar esses atores sobre o potencial econômico de atender a essa população.

Algumas iniciativas de inclusão financeira no Brasil são o CrediTodos, um programa do Banco Pérola que tem o apoio do ACNUR. Trata-se de um programa de microcrédito voltado para pessoas refugiadas e migrantes que atuam como micro e pequenas empreendedoras no Brasil. O CrediTodos oferece empréstimos para investimento em atividade produtiva (com ou sem formalização), em condições especiais de juros, prazo de devolução, garantia e cobrança. Acesse aqui.

Também há o Microcrédito Banco do Povo Crédito Solidário, em que essa instituição oferece microcrédito para empreendedores refugiados e migrantes, com apoio da plataforma Kiva – líder global em empréstimos de crowdfunding. 

O ACNUR também apoiou a criação da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados em conjunto com o Banco Central e outras organizações, com orientações para pessoas refugiadas e migrantes sobre diversos temas como abertura de conta em bancos, câmbio, recebimento e remessas de dinheiro para o exterior, empréstimos, alertas para não ser vítima de golpes e informações gerais a respeito do funcionamento do sistema financeiro brasileiro. 

Capacitações e treinamentos

O ACNUR apoia, principalmente, cursos de português e cursos profissionalizantes para que as pessoas refugiadas e migrantes conquistem mais autonomia e a inserção no mercado de trabalho. No Brasil, uma das iniciativas é o Coursera, uma plataforma de educação online que disponibiliza cursos de administração, marketing, ciências sociais, idiomas, dentre outros, oferecidos por universidades de prestígio em todo o mundo. O programa Coursera For Refugees disponibiliza cursos especializados gratuitos para pessoas refugiadas e migrantes, em inglês, espanhol, francês, árabe e outros idiomas, com diversas opções de legendas.

Já a Fluency Academy oferece cursos online de português, 100% gratuitos para pessoas refugiadas e migrantes fluentes em espanhol.