DIA MUNDIAL DO REFUGIADO – 20 DE JUNHO
SEJA QUEM FOR, SEJA QUANDO FOR, SEJA ONDE FOR

SEJA QUEM FOR, SEJA QUANDO FOR, SEJA ONDE FOR
TODAS AS PESSOAS TÊM DIREITO A BUSCAR PROTEÇÃO
Todos os anos, em 20 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado. Neste ano, o foco será o direito de buscar proteção.
Cada pessoa neste planeta tem o direito de buscar proteção se é forçada a fugir – seja quem for, seja de onde for e seja quando for.
Acesse e acompanhe esta página para obter mais informações e ficar por dentro das novidades.

SEJA QUEM FOR
Seja quem for, as pessoas forçadas a deixar seus países ou locais de origem devem ser tratadas com dignidade. Qualquer um pode buscar proteção, independentemente de quem seja ou no que acredita. Buscar proteção é um direito humano: isto é inegociável.

SEJA ONDE FOR
Seja onde for, as pessoas forçadas a fugir devem ser bem-vindas. Elas vêm de todo o mundo, e para se protegerem de uma situação de perigo, podem pegar um avião, um barco ou viajar a pé. O que permanece universal é o direito de buscar proteção.

SEJA QUANDO FOR
Sempre que as pessoas são forçadas a fugir, elas têm o direito de buscar proteção. Qualquer que seja a ameaça – guerra, violência, perseguição – todas elas merecem proteção. Todo mundo tem o direito à segurança.
O que significa buscar proteção?

Direito de pedir asilo
Qualquer pessoa que fuja de perseguição, conflito ou de uma situação de abuso de direitos humanos tem o direito de buscar proteção em outro país.

Acesso seguro
As fronteiras devem permanecer abertas a todas as pessoas forçadas a se deslocar. Restringir o acesso e fechar as fronteiras pode tornar a viagem ainda mais perigosa para as pessoas que buscam segurança.

Sem retrocessos
As pessoas não podem ser forçadas a voltar a um país se sua vida ou liberdade estiverem em risco. Isso significa que os países não devem forçar ninguém a retornar sem antes avaliar os perigos que enfrentariam em casa.

Sem discriminação
As pessoas não devem ser discriminadas nas fronteiras. Todos os pedidos de reconhecimento da condição de refugiado devem ser devidamente considerados, independentemente de fatores como raça, religião, gênero e país de origem.

Tratamento humanizado
As pessoas forçadas a se deslocar devem ser tratadas com respeito e dignidade. Elas têm direito a um tratamento seguro e digno como qualquer ser humano. Entre outras coisas, isso significa manter as famílias unidas, proteger as pessoas de traficantes e evitar detenções arbitrárias.
O que acontece no Dia Mundial do Refugiado?
Todos os anos, o Dia Mundial do Refugiado é marcado por uma variedade de eventos em muitos países ao redor do mundo em apoio às pessoas refugiadas. Essas atividades são lideradas ou envolvem os próprios refugiados, funcionários do governo, comunidades anfitriãs, empresas, celebridades, crianças em idade escolar e público em geral, entre outros.
“Durante este período desafiador, nós percebemos uma conexão que transcende fronteiras. Pessoas comuns têm se prontificado a ajudar. As comunidades de acolhida continuaram a demonstrar uma receptividade notável.”
–Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados