Mais do que uma oportunidade de trabalho e empregabilidade, o projeto Empoderando Refugiadas representa uma profunda mudança de vida para mulheres refugiadas que deixaram seus lares em busca de segurança no Brasil.

Participantes de diversas edições do Empoderando relatam que, por meio da experiência, aprenderam mais sobre seus direitos, violência contra a mulher e também sobre o mercado de trabalho formal brasileiro, suas regras e particularidades.

Além disso, mulheres beneficiadas pelo Empoderando Refugiadas contam que ganharam  autoconfiança, fizeram novas amizades e se sentiram estimuladas a estudar ainda mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dennys, natural da Venezuela, participou do projeto em 2020

 

O impacto do Empoderando Refugiadas na minha vida foi a inclusão – minha e das minhas filhas – no mercado de trabalho. No meu caso, me recoloquei apesar da minha deficiência, depois de sobreviver a um câncer de colo de útero, que acabou limitando o meu corpo a desempenhar algumas atividades de força maior. Eu achei a oportunidade um novo caminho para uma vida melhor. O Empoderando Refugiadas foi uma experiência única que mudou toda a minha vida e a vida das minhas filhas, que têm paralisia infantil leve. Mesmo como estrangeira hoje eu tenho a oportunidade de exercer meus direitos no mercado de trabalho, na saúde, na educação, na alimentação e também na questão de documentação. Muito obrigada e todos aos nossos parceiros que trabalham para nos dar uma vida mais digna. Obrigada Brasil, obrigada Acnur!

 

 

 

 

 

 

 

Denice, natural da Venezuela, participou do projeto em 2020

 

O impacto do projeto foi incluir não apenas eu, mas também minha mãe e minha irmã no mercado de trabalho. Tenho orgulho de ter participado do projeto, e por toda a ajuda que recebemos para ter uma vida melhor. Além disso, estou muito agradecida por hoje pertencer ao mercado de trabalho brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Paola, natural da Venezuela, participou do projeto em 2020

 

O projeto foi uma das portas que me abriu para que eu pudesse conquistar meus objetivos. Minha experiência neste trabalho tem sido muito boa, abre muitas oportunidades. Meus colegas de trabalho são como uma família. Era o apoio que necessitava. Meu plano para futuro é seguir trabalhando aqui, trazer minha família e minha filha para cá. Não é fácil, mas com esforço e entusiasmo será possível. Nunca pensei que venderia carros e aqui estou. Pouco a pouco vou aprendendo mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Katty, natural da Venezuela, participou do projeto em 2021

 

Agradecemos primeiramente a Deus por permitir nos encontrar aqui mesmo em meio a todos os problemas. Eu vim para o Brasil em busca de apoio para minha saúde e de meu esposo, e nunca imaginei que o Brasil abriria os braços para nos acolher e nos capacitar como foi feito neste curso de habilidades nas áreas de venda, marketing, atendimento ao público. Acho que o principal que aprendemos foi a trabalhar em equipe.

 

Ajude refugiados hoje: