Confira alguns dos resultados alcançados pelo projeto Empoderando Refugiadas desde 2015: 

  • 316 mulheres formadas pelo projeto
  • 147 mulheres empregadas por intermédio do projeto
  • 260 pessoas interiorizadas
  • + de R$ 960 mil investidos em formação, empregabilidade e interiorização

A seguir, você pode conhecer um pouco mais sobre cada edição do Empoderando Refugiadas, e acompanhar também a evolução do projeto ao longo dos anos:

5ª edição

Realizada entre setembro de 2020 e maio de 2021, na cidade de Boa Vista, esta edição contemplou mulheres refugiadas de diversos perfis socioeconômicos, educacionais, com diferentes idades e também refugiadas LGBTQIA+ além de mulheres com deficiências e doenças crônicas. Foram oferecidas 70 vagas de formação, e, das 62 mulheres formadas pelo projeto, 70% foram empregadas no mercado formal de trabalho brasileiro.

Confira todos os resultados desta edição.

Assista ao vídeo da edição.

4ª edição

Realizada entre setembro de 2019 e março de 2020, esta edição do projeto contou com turmas em São Paulo e em Boa Vista. Na capital paulistana, foram selecionadas 54 mulheres de 12 nacionalidades diferentes – 61% da turma foi contratada durante o projeto. Já em Boa Vista, o projeto capacitou 20 refugiadas, que foram todas contratadas para trabalhar nas lojas Renner –  esta edição do projeto também contemplou cinco brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o Empoderando Refugiadas foi pioneiro ao promover a interiorização laboral liderada por mulheres.

Veja o relatório completo sobre a edição.

3ª edição

A terceira edição do Empoderando Refugiadas ocorreu entre os meses de agosto de 2018 e abril de 2019, e seus workshops impactaram 200 pessoas. Foram 30 mulheres participantes, mais de 20 entrevistas e pelo menos nove contratações por empresas parceiras. Além disso, o tema de empregabilidade de mulheres refugiadas foi discutido no âmbito do setor privado, por meio das parcerias do projeto com empresas.

Consulte aqui mais informações sobre a edição.

2ª edição

A segunda edição do Empoderando Refugiadas foi entre os meses de março e agosto de 2017 em São Paulo. Esta edição do projeto envolveu 50 mulheres e 26 mentores voluntários de dez empresas. Entre as participantes, 22 refugiadas participaram de entrevistas facilitadas pelos parceiros do projeto, 11 foram contratadas por meio do Empoderando e outras cinco conseguiram trabalho por outras vias. A segunda edição do Empoderando Refugiadas impactou pelo menos 350 pessoas por meio de eventos e workshops.

Saiba mais sobre a segunda edição do projeto Empoderando Refugiadas.

Assista ao vídeo sobre a segunda edição do projeto. 

1ª edição

A edição pioneira do Empoderando Refugiadas foi realizada entre os meses de setembro de 2015 e maio de 2016, em São Paulo. Foram 33 refugiadas participantes, seis contratações indiretas e duas indiretas, além de 76 horas de sessões de coaching e mentoria oferecidas às mulheres.

Conheça detalhes sobre a primeira edição do projeto Empoderando Refugiadas.

Assista ao vídeo sobre a edição.