Confira alguns dos resultados alcançados pelo projeto Empoderando Refugiadas desde 2015:

  • 418 mulheres formadas pelo projeto
  • 252 pessoas refugiadas empregadas por intermédio do projeto
  • 515 pessoas interiorizadasA seguir, você pode conhecer um pouco mais sobre cada edição do Empoderando Refugiadas, e acompanhar também a evolução do projeto ao longo dos anos:

7ª edição

A edição 2022 do projeto formou 102 mulheres refugiadas nas cidades de Boa Vista e Curitiba. Foi a edição com os maiores índices de contratação e interiorização: 88 pessoas refugiadas, entre participantes e familiares, e 255 interiorizados. A edição contou com apoio de Lojas Renner SA, que formou uma turma para trabalhar em seu Centro de Distribuição na cidade de Cabreúva, e da Iguatemi. Já a turma de Curitiba foi realizada com apoio da Copel. Mais de 380 pessoas refugiadas foram impactadas pela sétima edição.

Confira o relatório final da 7ª edição

Assista à Live Solidária da cantora Juliette em prol do projeto

6ª edição

Realizada entre maio de 2021 e fevereiro de 2022, a 6ª edição do projeto ofereceu 80 vagas de formação a mulheres refugiadas abrigadas nos centros de acolhida Rondond 2 e Pricumã, em Boa Vista. A edição contou com o engajamento de nove empresas e, no total, 25 participantes e 15 familiares foram contratados e posteriormente interiorizadas para diversos estados. Essa edição repetiu a inclusão de mulheres com deficiência e de diversos perfis socioeducacionais, para trazer aquela mulher que está no fim da fila de uma oportunidade para ter a chance de realizar uma entrevista de emprego.

Confira os dados completos desta edição.

Assista os vídeos da edição – versão curta e versão estendida

5ª edição

Realizada entre setembro de 2020 e maio de 2021, na cidade de Boa Vista, esta edição contemplou mulheres refugiadas de diversos perfis socioeconômicos, educacionais, com diferentes idades e também refugiadas LGBTQIA+ além de mulheres com deficiências e doenças crônicas. Foram oferecidas 70 vagas de formação, e, das 62 mulheres formadas pelo projeto, 70% foram empregadas no mercado formal de trabalho brasileiro.

Confira todos os resultados desta edição.

Assista ao vídeo da edição.

4ª edição

Realizada entre setembro de 2019 e março de 2020, esta edição do projeto contou com turmas em São Paulo e em Boa Vista. Na capital paulistana, foram selecionadas 54 mulheres de 12 nacionalidades diferentes – 61% da turma foi contratada durante o projeto. Já em Boa Vista, o projeto capacitou 20 refugiadas, que foram todas contratadas para trabalhar nas lojas Renner –  esta edição do projeto também contemplou cinco brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o Empoderando Refugiadas foi pioneiro ao promover a interiorização laboral liderada por mulheres.

Veja o relatório completo sobre a edição.

3ª edição

A terceira edição do Empoderando Refugiadas ocorreu entre os meses de agosto de 2018 e abril de 2019, e seus workshops impactaram 200 pessoas. Foram 30 mulheres participantes, mais de 20 entrevistas e pelo menos nove contratações por empresas parceiras. Além disso, o tema de empregabilidade de mulheres refugiadas foi discutido no âmbito do setor privado, por meio das parcerias do projeto com empresas.

Consulte aqui mais informações sobre a edição.

2ª edição

A segunda edição do Empoderando Refugiadas foi entre os meses de março e agosto de 2017 em São Paulo. Esta edição do projeto envolveu 50 mulheres e 26 mentores voluntários de dez empresas. Entre as participantes, 22 refugiadas participaram de entrevistas facilitadas pelos parceiros do projeto, 11 foram contratadas por meio do Empoderando e outras cinco conseguiram trabalho por outras vias. A segunda edição do Empoderando Refugiadas impactou pelo menos 350 pessoas por meio de eventos e workshops.

Saiba mais sobre a segunda edição do projeto Empoderando Refugiadas.

Assista ao vídeo sobre a segunda edição do projeto. 

1ª edição

A edição pioneira do Empoderando Refugiadas foi realizada entre os meses de setembro de 2015 e maio de 2016, em São Paulo. Foram 33 refugiadas participantes, seis contratações indiretas e duas indiretas, além de 76 horas de sessões de coaching e mentoria oferecidas às mulheres.

Conheça detalhes sobre a primeira edição do projeto Empoderando Refugiadas.

Assista ao vídeo sobre a edição.